Profissões Mais Bem Pagas em Portugal [ Saiba Quais São… ]

Muitas pessoas acabam por ficar interessadas em saber quais são as profissões mais bem pagas em Portugal e é um interesse bastante relevante para os mais diversos tipos de pessoas.

Os jovens procuram saber quais são as opções que tem e nas quais tem mais chances de ter um salário maior e pessoas mais velhas podem estar insatisfeitas com a sua ocupação atual e querem descobrir se existe alguma hipótese de trocar de área e terem hipótese de ganhar mais dinheiro.

A seguinte lista teve base nos quadros de Pessoal da Segurança Social, os quais foram analisados pelos economistas Pedro Portugal e Pedro Raposo em meados de 2015.

Como deve imaginar todos os anos estas listas tendem a mudar um pouco porque são baseadas em médias mas já dá para ficar com uma ideia de quais são as profissões mais bem pagas em Portugal nos dias de hoje.

Profissões Mais Bem Pagas em Portugal

Controlador Aéreo

Estes profissionais são dos mais bem pagos atualmente no nosso país, especialmente devido à responsabilidade que têm, visto que um erro no controlo aéreo poderia causar um acidente catastrófico.

Para desempenhar esta função é preciso fazer um curso específico dado pela NAV, mas tenha atenção que este é um emprego com muito pouca procura, especialmente em Portugal porque como deve imaginar, Portugal tem pouquíssimos aeroportos e o número de vagas acaba a ocupar acaba por ser bem limitado.

Médicos

Aqui vai encontrar uma grande variedade de salários, dependendo bastante da especialidade, do tempo em que exercem a profissão, funções que desempenham, se trabalham no setor privado, etc…

No entanto esta é e quase de certeza que será para sempre uma das profissões mais bem pagas e os motivos são óbvios: os custos para conseguir se formar são elevados, demora bastantes anos e lidar com a saúde das pessoas é uma grande responsabilidade.

medico

 

Desportistas e Técnicos

O salário médio destas profissões é bastante elevado mas aqui é onde ele irá variar mais em dúvida.

Um desporto como futebol faz subir a média em muito relativamente à larga maioria dos outros desportos, e isto tanto vale para atletas como técnicos.

E até mesmo no futebol, a diferença entre a 1ª liga para as restantes ou entre equipas é gritante.

A dica é não se tornar um desportista profissional a pensar que irá ficar rico porque isso é mais provável que não aconteça e vale lembrar que a carreira de um atleta também é bem curta, dependendo do desporto, a retirada do mundo profissional costuma variar entre os 30 e 36 anos…

CEO’s

Ser o CEO de uma empresa nem pode ser considerada uma profissão, sendo sim um cargo dentro de uma empresa, muitas vezes ocupada pelo fundador(a) da mesma.

Mais uma vez este cargo está aqui devido à média mas os valores podem variar, desde dezenas de milhares por mês até uns míseros 800?. Tudo vai depender da empresa em questão e da sua saúde financeira.

ceo

Técnicos de Segurança Aérea

Voltando à área das aeronaves, os técnicos de segurança aérea têm uma responsabilidade quase tão importante como os controladores visto serem estes os que estão responsáveis pela reparação e manutenção dos aviões.

Nesta terminologia também estão englobados os pilotos, o que faz subir um pouco a média, sendo ambas profissões distintas mas com uma atuação similar e ambas necessitam de grande especialização.

Diretor Geral

Com uma responsabilidade diferente ao CEO mas com o peso de decisões vitais para a saúde de uma empresa, esta responsabilidade reflete-se no salário que em média auferem sendo normalmente estes formados em gestão.

Oficiais de Pilotagem (Marinha)

Aqui entra toda a hierarquia que existe dentro de um navio e na Marinha, sendo que a média é elevada mas o intervalo de valores também varia bastante, dependendo do cargo hierárquico que você ocupa.

Esta pode ser uma boa escolha para si que procura algo para um bom futuro e mais estável visto ser uma profissão que funciona muito por mérito, por isso se for esforçado e empenhado provavelmente terá boas chances de ir longe.

empregos marinha

Agentes de Seguros

Dentro de todas as profissões aqui listadas esta é capaz de ser a que tem menor barreira de entrada e ser mais fácil você que deseja uma mudança de carreira.

Funcionando fortemente por comissão e carteira de clientes, valores entre diferentes pessoas variam muito mas um profissional bem sucedido e que tenha conseguido angariar uma boa carteira de clientes terá com certeza uma remuneração bastante considerável.

Corretores da Bolsa

É normal que pessoas que lidam com dinheiro todos os dias acabem por ser também das que ganham mais ao final do mês.

Nesta categoria englobam-se diversas atividades ligadas com a prestação de serviços financeiros.

E então, já ficou a saber um pouco mais sobre quais são as profissões mais bem pagas em Portugal?

Se tiver alguma dúvida ou opinião sobre o artigo não se esqueça de deixá-la abaixo nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *