Maus Hábitos que Podem Fazer com que seja Despedido

Tem certas coisas que muitas vezes nós nem notamos mas que acabam por nos prejudicar enquanto trabalhadores aos olhos do seu patrão, cliente ou fornecedor.

Pode nem lhe dar muita importância ou pensar que algumas destas coisas não são motivo para ser despedido e talvez tenha razão, mas o acumular de várias poderá bem ser… No mínimo aquele aumento ou promoção que você tanto gostaria de ter poderão acabar por ser apenas uma miragem.

Tendo isso em mente, vejamos quais são os maus hábitos mais comuns de se ter no emprego:

Falta de Pontualidade

Este é um problema bem mais comum do que devia e que com certeza você compreende a gravidade da situação.

Quando é algo muito raro não tem um problema muito grande, atrasos todos temos de alguns minutos pelas mais diversas razões, mas quando se começa a tornar algo repetitivo… Pode muito bem ser uma razão para levar ao seu despedimento.

Negativismo

Ninguém gosta de pessoas que são negativas em relação a tudo e se você o é, então saiba que isso prejudica-lhe em tudo e no emprego é uma delas.

Ao estar a ser sempre negativo vai começar a influenciar os outros, os níveis de moral começam a baixar e a produtividade também.

Certamente é algo que o seu empregador não irá gostar que aconteça não acha!?

negativismo

Não Responder a Emails

Tem diversas empresas que se comunicam bastante com emails, especialmente as maiores que utilizam este método para comunicar com as centenas ou milhares de pessoas que estiverem nos seus quadros.

Não responder a um email quando este lhe indica para o fazer ou dar respostas impróprias repetidamente poderá ser um problema.

Pior ainda quando não está numa empresa mas são conversações com algum cliente seu que necessita e quer suporte sobre algum assunto e caso você não lhe o dê, ele vai procurar a outro lado quem faça o que ele deseja e da forma como deseja.

Postura Incorreta / Transparecer Aborrecimento

Muitas vezes pode nem perceber mas coisas pequenas como:

  • Ter as mãos nos bolsos;
  • Olhar várias vezes para o relógio;
  • Etc…

Todas estas pequenas coisas vão transparecendo que você não está interessado no que se está a passar e caso o seu empregador pense isso, provavelmente vai dizer para ir encontrar um emprego que não lhe aborreça tanto.

O mesmo se pode passar em termos de postura como estar sempre com as costas curvadas, ter um aperto de mão fraco, revirar os olhos, … Tudo o que possa transmitir uma imagem negativa deve ser evitado de fazer.

Procrastinar

Caso esteja sempre a adiar as suas tarefas porque acredita ter tempo para as fazer depois, deixe de o fazer.

Pode até ser verdade e conseguir isso tudo, mas mais uma vez, vai transparecer que você não quer fazer o trabalho, não tem interesse ou motivação e provavelmente irá acontecer de começar a atrasar as outras pessoas que precisam do seu trabalho feito.

Se procrastina com frequência isso é algo inevitável de acontecer.

Vício em Telemóvel e Redes Sociais

Algo que nos últimos anos com o surgimento dos smartphones tem se agravado é estar constantemente distraído a mexer no telemóvel, quer seja a ver as redes sociais ou outra coisa qualquer.

Mesmo que não afete muito a sua produtividade ou o seu trabalho seja um que tem muitos tempos mortos, abusar e estar constantemente nisso irá no mínimo causar má impressão junto do seu patrão.

Afinal, é normal que ele pense “Mas eu estou-lhe a pagar para trabalhar ou estar sempre a mexer no telemóvel?

vicio redes sociais

Não Saber Ouvir

Não saber acatar ordens ou ouvir sugestões é um defeito não só no seu trabalho como na vida em geral.

Se o seu patrão lhe diz para fazer algo de uma certa forma, ele espera que seja feita assim, mesmo que você não concorde.

Quando um colega de trabalho lhe dá uma sugestão sobre algo não seja arrogante ao ponto de o ignorar completamente ou responder torto.

Oiça-o e veja se a solução dele não será melhor. Caso considere que não, faça como você deseja, não é obrigado a seguir a sugestão mas pelo menos ouviu e foi cordial e isso será reconhecido e apreciado pela outra pessoa sem dúvida.

E então, já ficou a saber mais sobre quais são os maus hábitos que podem fazer com que seja despedido a evitar?

Deixe nos comentários alguma sugestão ou dúvida caso tenha ficado com alguma após a leitura deste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *