Escolas Profissionais – Agostinho Roseta [ Informações ]

No artigo de hoje voltamos à série de artigos dedicados a dar a conhecer aos leitores e visitantes do nossos portal, algumas das melhores escolas profissionais em Portugal, nomeadamente a Escola Profissional Agostinho Roseta, instituição de referência na região de Lisboa, com sede no Parque das Nações, tem ampliado geograficamente o seu campo de actuação, contando actualmente com mais seis delegações de ensino um pouco por todo o País, sendo as principais em Castelo Branco, Sesimbra, Albufeira e Vila Real.

Agostinho Roseta

Instituição fundada no final da década de 80, por um reconhecido cidadão português de seu nome Agostinho Roseta, esta escola já formou ao longo de quase duas décadas, dezenas de profissionais nas mais variadas áreas de actividade, tendo dado um contributo importante para a melhoria das qualificações de muitos cidadãos, e consequentemente para a competitividade, economia, e bem estar geral da população.

Isto porque, a administração da escola tem sabido ao longo destes anos, disponibilizar cursos profissionais que estão em linha com as necessidades do mercado de trabalho, sendo que, actualmente, a oferta formativa é também ela de qualidade e pertinente tendo em conta os paradigmas sociais e económicos do País.

Antes de passarmos à presentação das ofertas formativas, confira o vídeo de apresentação da escola:

Em seguida, e para quem reside em regiões próximas dos pólos de formação da Escola Profissional Agostinho Roseta, deixamos a lista de alguns dos que considerámos ser os melhores cursos profissionais disponíveis para o próximo ano lectivo, bem como algumas informações relativas aos mesmos:

  • Cursos profissionais na área do turismo: temos vindo a referir insistentemente que o sector do turismo é dos que mais empregabilidade vai garantir nos próximos anos em Portugal, devido às características ímpares do nosso País, que consegue aliar cultura, tradição, modernidade, clima mediterrâneo, boa gastronomia, hospitalidade, a preços extremamente competitivos comprados com o que se pratica no Mundo. Felizmente, parece que o sector político e empresarial do País está a acordar para esta realidade e para as potencialidades do sector, e muitos investimentos serão feitos nos próximos anos, facto que contribuirá para o aumento das oportunidades de emprego.

 

  • Cursos profissionais na área da produção agrária: sector que foi abandonado por governos anteriores, devido à crise económica e ao défice da economia portuguesa, que necessita urgentemente de equilibrar a sua balança comercial, nota-se no discurso político que o País irá voltar à terra, e que muitos investimentos serão feitos no sector. Actualmente, e devido ao abandono que o sector foi vítima nos últimos anos, e devido ao incentivo em formação em outras áreas, são muito poucos os profissionais com competências para exercer actividades relacionadas com a agricultura, e por essa razão considerámos que é um sector a apostar nos próximos anos.

 

  • Cursos profissionais na área da enologia: no artigo que em tempos elaborámos a dar a conhecer escolas profissionais que leccionam cursos nesta área, referimos que este é um sector de grande importância para a nossa economia, contribuindo com uma boa percentagem de exportações. O sector tem vindo a modernizar-se e devido À competitividade cada vez maior a nível internacional, serão necessários profissionais cada vez mais qualificados para continuar a manter Portugal no top dos países produtores de vinho.

 

  • Cursos profissionais na área da restauração: é um dos sectores da economia que mais pessoas emprega em Portugal, e por caminhar de mãos dadas com o sector turístico, e devido às perspectiva de crescimento deste, também a área da restauração e bebidas irá crescer bastante em Portugal, e para níveis de exigência bastante superiores. Infelizmente, é um sector que ainda carece muito de profissionais qualificados, e é mais uma boa opção de formação profissional disponibilizada pela Escola Profissional Agostinho Roseta.

Os cursos acima mencionados, são apenas alguns dos que considerámos mais relevantes tendo em conta os paradigmas actuais e de curto prazo na economia portuguesa, no entanto, a Escola Profissional Agostinho Roseta disponibiliza outras acções de formação em outros sectores de actividade.

De referir que se tratam de cursos profissionais dirigidos a jovens com o 9º ano de escolaridade e idade inferior a 25 anos.

Têm uma duração de aproximadamente 3000 horas de ensino, o que equivale a cerca de três anos lectivos, tendo um componente prática e teórica bastante equilibrada, sendo que cerca de 1/5 do tempo de formação é em contexto de trabalho.

Estes cursos, são óptimas opções para quem tendo concluído a escolaridade mínima obrigatória, pretende concluir os estudos secundários por uma via que garanta perspectivas de emprego aquando do final da formação, seja porque o aluno não pretende seguir os estudos universitários, seja porque necessita de encontrar um emprego para auxiliar nas despesas propinas que os estudos superiores acarretam. Para mais informações sobre estes cursos, como inscrições, horários, data de início da formação, etc, consulte o portal da escola Agostinho Roseta seguindo esta ligação.

Por hoje é tudo. Considere receber as actualizações do nosso portal, com informações sobre escolas e cursos profissionais, assinando a nossa newsletter.

Caso tenha alguma dúvida sobre como o fazer, ou sobre alguma temática aqui apresentada, não hesite entre em contacto através do formulário de comentários que disponibilizámos em cada artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *