Escola profissional de Sico

Para a publicação de hoje trazemos informações sobre um importante centro de ensino da região centro do País, a Escola Profissional e Tecnológica de Sicó, uma instituição que através de parcerias entre diversos municípios da região e o Ministério da Educação, iniciou a sua actividade em meados do início da década de 90, e que conta actualmente com uma panóplia muito vasta de ofertas de formação profissional, e com cerca de um milhar de alunos a frequentar os cursos que disponibiliza.

A sede da Escola Profissional e Tecnológica de Sicó, fica localizada em Avelar, uma pequena vila pertencente ao concelho de Ansião, no entanto a escola conta também com pólos de formação em Alvaiázere e Penela, regiões próximas da sede da instituição.

cursos em coimbra

A Escola Profissional e Tecnológica de Sicó empenha-se em ser um factor importante para o desenvolvimento social e económico da região, ministrando diversos cursos profissionais que se adequam à realidade da economia da região, e realizando parcerias com diversas empresas da região de forma a poder formar profissionais que vão de encontro às necessidades do tecido económico da região.

Inicialmente a escola leccionava apenas cursos profissionais de nível secundário, no entanto, em meados da primeira metade da primeira década do novo século começou a leccionar outro tipo de cursos, dirigidos a uma população mais adulta, bem como acções de formação mais especificas que têm por objectivo ampliar os conhecimentos de profissionais que já têm uma formação de base.

Nas linhas que se seguem, vamos passar a listar apenas os cursos profissionais de longa duração, que considerámos ser os mais relevantes tendo em consideração o mercado de trabalho actual, bem como algumas informações acerca dos mesmos, e no final do artigo deixaremos uma ligação para as restantes ofertas formativas.

Confira em seguida os cursos de longa duração leccionados por esta instituição de ensino:

  • Curso de técnico de energias renováveis
  • Curso de manutenção industrial
  • Curso de turismo ambiental e rural
  • Curso de análises laboratoriais
  • Curso de restauração e bar
  • Curso de informática de gestão
  • Curso de electrónica

Estes cursos acima listados têm irão decorrer durante o ano lectivo nos diferentes pólos da Escola Profissional e Tecnológica de Sicó. Têm como pré requisitos o 9º ano de escolaridade e idade inferior a 19 anos.

A duração dos cursos é de aproximadamente 2500 horas e o plano de estudos apresenta uma componente sócio cultural, uma científica, uma técnica, e um estágio (formação em contexto de trabalho) de aproximadamente 800 horas.

Ao finalizar a formação, os alunos tem equivalência ao 12º ano de escolaridade bem como uma certificação de nível 4 da UE.

Relativamente aos apoios aos formandos, a escola garante transporte gratuito, uma bolsa para material de estudo, um subsídio de alojamento e refeições gratuitas.

Além disso, os alunos beneficiarão de apoio no ingresso no ensino superior no final de cada curso, intercâmbios e visitas de estudo, bem como alguns prémios para os melhores formandos.

Caso pretenda conhecer com mais pormenor os cursos mencionados, os apoios e outras questões, deverá consultar o portal da escola através desta ligação.

Mais escolas profissionais:

Na eventualidade de pretender conhecer os cursos profissionais de curta duração que a escola disponibiliza, acções de formação dirigidas a quem já se encontra activo no mercado de trabalho, poderá consultar esta ou esta ligação. Caso pretenda conhecer outras instituições de ensino profissional a leccionar cursos profissionais na cidade de Coimbra, poderá também consultar uma publicação que desenvolvemos há alguns meses atrás e onde listámos algumas das mais importantes da região.

É tudo por hoje.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contacto connosco através do formulário de comentários ou do nosso endereço de correio electrónico. Tentaremos ser breves e esclarecedores a responder às suas solicitações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *