Cursos Profissionais para Motoristas de Turismo

No artigo de hoje vamos dar a conhecer uma acção de formação que pode ser uma excelente oportunidade para todos os que procuram adquirir competências para dar um novo rumo à sua carreira profissional, mais estável, e relativamente bem remunerado.

Trata-se dos cursos profissionais para motoristas de turismo, uma acção de formação que, como o próprio título indica, tem por objectivo qualificar profissionais para exercer a actividade de motorista de transportes turísticos.

Trata-se portanto de mais uma formação que se insere no sector do turismo, um mercado que temos vindo a referir por várias vezes como um dos que maior potencial tem em Portugal nos próximos anos, já que, além das excelentes condições que temos para nos assumir-mos como um grande destino turístico a nível europeu, muitos empresários estão a despertar para essa realidade, e muitos investimentos estão a ser feitos no sector.

Relativamente ao mercado específico dos transportes turísticos, não é necessário conhecer a fundo o sector para perceber que é um mercado em grande expansão, e é suficiente dar um passeio pelas ruas das grandes e médias cidades portuguesas para perceber que existe actualmente muita oferta a este nível.

Aliado a isto, o facto de cada vez mais essas empresas estarem a apostar na expansão do seu negócio para outras regiões de Portugal, que no passado eram menos exploradas a nível turístico, mas que têm igualmente um enorme potencial, faz com que cada vez mais uma formação nesta área seja uma iniciativa que pode ajudar de grande maneira, a garantir um futuro profissional mais estável e relativamente bem remunerado.

cursos turismo

Uma das escolas que lecciona cursos profissionais nesta área, é a Escola de Turismo de Portugal, uma instituição que já mencionámos por várias vezes aqui no blog por se tratar de uma das melhores para frequentar quando o assunto são cursos profissionais na área do turismo.

Para quem não conhece, esta escola é uma iniciativa do governo português, tem centros de ensino espalhados um pouco por todo o País, e é sem dúvida uma mais valia para o curriculum de qualquer profissional de nível intermédio, já que a mesma tem bastante credibilidade junto dos departamentos de recursos humanos de empresas turísticas.

Em seguida, passamos responder a algumas perguntas que são normalmente colocadas acerca dos cursos profissionais de motoristas de turismo:

  • Quais os pré requisitos para frequentar estes cursos?
    Como pré requisitos, as Escolas de Turismo de Portugal exigem a conclusão do ensino escolar obrigatório (9º ano de escolaridade), bem como ser detentor de carta de condução de veículos ligeiros, sendo que, em uma fase posterior para admissão, o aluno é submetido a alguns testes de línguas estrangeiras (nomeadamente inglês e espanhol) bem como a uma entrevista pessoal a fim de aferir melhor acerca da sua personalidade e motivações.
  • Quando e onde decorrem as próximas acções de formação?
    Os próximos cursos estão previstos ter início no início do mês de Outubro de 2013, sendo que, as inscrições realizam-se até meados do início da segunda quinzena de Setembro. A formação decorrerá nas instalações de ensino da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
  • Qual a duração do curso e os horários das aulas?
    A formação tem uma carga horária total de aproximadamente 700 horas de ensino, sendo que, as aulas decorrem em horário pós laboral, mais precisamente entre as 18h e as 23h, de Segunda a Sexta feira.
  • Qual o valor da formação?
    O preço dos cursos profissionais de motorista de turismo, situam-se na ordem dos 2000?, sendo que, 10% deste valor terá que ser liquidado no acto da inscrição, e o restante poderá ser liquidado em prestações mensais (informação que carece de confirmação).
  • Quais os conteúdos programáticos?
    Os principais conteúdos programáticos a ser leccionados no decorrer da formação, são: Introdução ao Turismo ; Relações Interpessoais ; Geografia ; História de Portugal ; Língua Inglesa ; Língua Espanhola ;

Se porventura desejar obter mais informações acerca dos cursos profissionais de motorista de turismo das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal entre em contacto com administração da formação através do endereço de correio electrónico [email protected], do número de telefone 211148900, ou dirija-se às instalações da escola, em de Campo de Ourique, nas antigas instalações da Escola Machado de Castro.

Antes de terminar, deixamos ainda um vídeo com uma reportagem divulgada em um canal privado de televisão, onde se deu a conhecer um projecto inovador neste sector:

Por hoje é tudo. Esperamos, como sempre, que esta publicação possa de alguma forma ser o ponto de partida para abrir novos horizontes na sua vida profissional.

Caso pretenda conhecer mais alguns cursos de turismo, considere ler as publicações que em tempos fizemos aqui no blog. Caso tenha alguma dúvida, já sabe que pode e deve entrar em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final deste artigo.

1 Comment

  1. maria zenita
    22 Janeiro, 2018

    boa tarde. Tenho interesse no curso de motorista de turismo.

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *