Cursos Profissionais Nível 4 [ Informações, Como Inscrever, etc… ]

No artigo de hoje, trazemos aos nossos leitores, informações úteis sobre os cursos profissionais nível 4.

  • Em que consiste este tipo de formação?
  • Quais os requisitos para frequentar estes cursos?
  • Onde me poderei inscrever?
  • Que áreas  abrange?

As respostas a estas e outras perguntas, é o que poderá encontrar nas próximas linhas.

cursos profissionais nível 4

Tudo Sobre Cursos Profissionais Nível 4

Sem mais demoras, passamos desde já a responder a estas questões:

O que são?

É um modelo de formação, leccionado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, que tem por objectivo fazer face ás lacunas que existem no tecido empresarial português, de quadros médios.

Ou seja, se fossemos a colocar numa pirâmide de importância, os vários tipos de formação disponíveis existentes, este tipo de formação situar-se-ia acima do ensino secundário completo (12º ano) e abaixo do ensino superior.

Normalmente, este tipo de formação, tem componentes práticas e teóricas muito específicas, pois um dos grandes objectivos deste tipo de formação, é qualificar os cidadãos portugueses, para o exercício de uma função bastante específica.

Quais os requisitos para frequentar este tipo de formação?

Estes são dirigidos a cidadãos portugueses que tenham completado o ensino secundário (12º ano) ou que, tendo completado todas as disciplinas do 10º e 11º ano, tenham frequentado o 12º.

Poderão ainda candidatar-se a estes cursos, todas as pessoas que tenham em mãos um diploma de cursos profissionais de nível 3, ou ainda, todas as que tenham idade superior a 23 anos, e que tenham exercido funções em contexto de trabalho, na área de formação a que se candidatam.

Onde poderei efectuar a minha inscrição?

Poderá inscrever-se num cursos profissional nível 4, dirigindo-se a um Centro de Emprego e Formação Profissional da sua região.

Quais as áreas que abrange este tipo de formação?

Os cursos profissionais nível 4, abrangem inúmeras áreas e poderá ter conhecimento sobre todas estas, dirigindo-se ao Centro de Emprego e Formação Profissional da sua região.

Ainda assim, deixamos aqui uma lista de algumas que considerámos ser as mais relevantes.

Alertamos para o facto de esta ser uma lista de áreas e não de cursos. Se pretende obter mais informações sobre a oferta formativa de cada área, dirija-se ao IEFP.

As áreas que esta formação abrange, são:

  • Informática;
  • Engenharias e técnicas afins;
  • Ciências empresariais;
  • Serviços pessoais;
  • Agricultura;
  • Pescas;
  • Artes;
  • Protecção do ambiente;
  • Veterinária;
  • Etc…

Os cursos profissionais nível 4 são sem dúvida uma excelente opção para todos os que pretendam adquirir competências para o exercício de uma determinada função específica, que pretendam ter maiores probabilidades de inserção rápida no mercado laboral, e que por uma razão ou outra, não pretendam frequentar o ensino universitário.

Existe uma vasta oferta formativa nesta área, um pouco por todo o País, desde Lisboa, ao Porto, passando por Faro, Coimbra, Braga, e muitas outras cidades.

Uma vez mais recomendá-mos que se dirija ao centro de emprego da sua região e que coloque todas as suas dúvidas. Poderá ainda, se assim desejar, deixar as suas dúvidas na caixa de comentários.

Esperamos ter ajudado e que tenha ficado agora a saber tudo o que precisa em relação aos cursos profissionais nível 4.

10 Comments

  1. mariana
    22 Agosto, 2012

    Gostei bastante deste artigo, foi muito esclarecedor e fez me pensar que provavelmente irei optar por um curso profissional de nivel 4. O que queria saber é, quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de curso em relação a um do tipo universitário. Outra coisa, eu fiz o secundario porem não está completo devido a uma unica disciplina a qual terei de esperar pelos proximos exames nacionais para ficar resolvido. Será que não me posso inscrever mesmo assim, num curso nivel 4, enquanto espero para fazer o exame? É so o que gostaria de saber. Obrigada.

    Responder
    1. Sara Matos
      23 Agosto, 2012

      Boa noite Mariana!

      Uma formação universitária é sempre mais vantajosa do ponto de vista da aceitação no mercado de trabalho.

      Os cursos profissionais de nível 4 são especialmente indicados para quem não tem possibilidades a nível financeiro de prosseguir os estudos superiores, ou como mencionado no artigo, para quem tenha idade superior a 23 anos, esteja ainda numa fase atrasada dos seus estudos e tenha exercido funções em contexto de trabalho na área de formação a que se candidatam, pois desta forma, conseguirão ao mesmo tempo, obter uma equivalência ao 12º ano e ter uma formação técnica bastante específica que permite mais possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

      Quanto à segunda questão, como também está mencionado no artigo, poderão candidatar-se aos cursos profissionais de nível 4, quem tenha concluído o 10º e 11º ano e frequentado o 12º.
      Cumprimentos.

      Responder
  2. marisa
    7 Dezembro, 2012

    ola boa tarde!
    eu tive conhecimento deste cursos recentemente, mas fiquei bastante interessada.
    eu tenho o 12º lecionado numa escola profissional e trabalhei na area do comercio ate janeiro, desde entao encontro-me desempregada.
    a minha questao é, poderei me candidatar a um curso de auxiliar de educaçao nestas situaçoes?
    obrigada

    Responder
  3. Maria
    26 Dezembro, 2012

    Olá boa tarde só para informar que já me dirigi ao centro de emprego da Maia/Porto e dizem que não têm esses cursos nivel 4 p mim. Gostaria de realizar um curso profissional e recomeçar de novo pois tenho 43 anos e possuo curso profissional de estética. Encontro-me desempregada e não vejo futuro devido a concorrência e instabilidade no mercado, mas tb é impossivel visto já ter feito o secundário das novas oportunidades( perda de tempo). Não tenho possibilidades para ir p faculdade. Se me puderem ajudar com alguma informação agradecia. Cumprimentos Maria Vieira

    Responder
  4. Sara Matos
    29 Dezembro, 2012

    Olá Maria ! Aconselhamos a que procure por outra área de formação, ou então que pesquise por cursos não financiados. Pode encontrar muitos aqui no blog navegando através das categorias.

    Responder
  5. sergio
    21 Fevereiro, 2013

    boa tarde
    eu so queria corrigir uma coisa que disse é que os cursos profissionais de nivel 4 não são para maiores de 23 anos e tambem nao e necessario ter o 12º ano concluido (pelo menos nas escolas que eu conheço) e até posso dizer que eu estou a tirar um curso desse tipo neste momento e fui para lá mal acabei o 9º ano com 15 anos

    Responder
  6. Marta Martins
    21 Maio, 2013

    Boa tarde, sabem me informar se existe curso de nível 4 de serviços pessoais?tenho que me dirigir ao iefp ou nem todos são pelo iefp?

    Responder
  7. Unknown
    31 Maio, 2013

    Boa noite, tenho o 12 ano completo mas nenhum exame positivo, logo não tenho nenhuma prova de ingresso na faculdade válida. Gostaria de saber quais as minhas "opções" para o futuro. Tendo em conta que procuro algo remunerado ou que tenha direito a bolsa de estudo.

    Cumprimentos, Diogo

    Responder
  8. Eli Rivera
    12 Setembro, 2013

    boa noite, tenho 12 ano completo, tenho 39 anos, e gostava de realizar o curso de esteticismo, queria saber quais são os requisitos para poder frequentar o curso, já estou inscrita no centro de emprego PARA FORMAÇAO, é necessário ter trabalhado na área? eu trabalhei com crianças , mas meu sonho foi sempre fazer este curso, gostava de saber mais ,e se vale a pena agora investir no curso . obrigada

    Responder
  9. david v.
    30 Setembro, 2013

    Boa noite, o nível 4 inclui o CAP?(certificado de aptidão profissional).

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *