Cursos profissionais na área da saúde

No artigo de hoje não trazemos nenhuma análise específica a nenhuma formação porque em jeito de resumo vamos dar a conhecer aos nossos leitores, os principais cursos profissionais na área da saúde que já aqui demos a conhecer em outras ocasiões, para que possa, em um único artigo, ter acesso a todas as formações no sector.

Como o leitor provavelmente saberá, a área da saúde é uma das mais apetecíveis para quem pretende adquirir competências para ingressar no mercado de trabalho, pois trata-se de um dos principais sectores de qualquer País ao nível da empregabilidade, e apesar de cada vez mais existirem pessoas altamente qualificadas para as diversas áreas da saúde, ainda se trata de um sector onde as perspectivas de conseguir um emprego estável e relativamente bem remunerado são maiores. Obviamente que estamos a referir-nos à formação profissional, que não tendo a mesma importância no mercado de trabalho de uma formação académica superior, pode no entanto ser vista como um início de formação no sector, ou como um complemento a outros cursos que já tenha.

cursos profissionais
cursos

Em seguida, e porque não é só de médicos, cirurgiões, dentistas, e técnicos altamente qualificados que se compõe o sector da saúde, e porque se trata de um sector onde obviamente são necessários técnicos com qualificações intermédias, deixamos em seguida uma lista de cursos profissionais na área que poderá frequentar e que em tempos já aqui analisámos, com a respectiva ligação para os artigos onde consta a informação mais detalhada:

 

  • Cursos profissionais na área da optometria: esta foi a formação que mais recentemente demos a conhecer, e está relacionada com a saúde dos nossos olhos. Infelizmente é uma área onde não existe uma vasta oferta formativa para quadros intermédios, e uma das poucas escolas em Portugal especializada a formar profissionais para o sector, é o Instituto de Educação Técnica, vulgarmente conhecido pelas siglas INETE, e que está localizado na região de Lisboa. As acções de formação leccionadas pelo INETE no sector são dirigidas a jovens que tenham concluído a escolaridade obrigatória e que pretendam através de uma via profissional, concluir o ensino secundário. Para mais informações sobre estes cursos, datas das próximas inscrições, requisitos, etc, consulte o artigo onde demos a conhecer com mais pormenor o curso em questão.
  • Cursos de auxiliar de clínica dentária: esta é outra área onde também não existem muitos profissionais com competências intermédias que estejam dotados de conhecimentos que permitam prestar assistências aos especialistas em odontologia. Tal como o curso que escrevemos anteriormente, também não existe uma grande oferta formativa a este nível, e segundo as nossas pesquisas, as poucas instituições que o fazem com qualidade e que garante ser uma formação de mais valia para o seu curriculum é a escola Simples Análise e o Instituto Português da Saúde. Para conhecer mais sobre os cursos leccionados por estas entidades, visite o artigo onde detalhamos com mais pormenor estes cursos, seguindo a ligação que deixamos inicialmente.
  • Cursos profissionais para delegados de informação médica: este é actualmente um dos empregos mais requisitados por empresas, e basta uma consulta a portas ou jornais de anúncios de emprego para poderem constatar isso. Isto acontece porque a indústria farmacêutica é das mais competitivas e a componente das vendas e do marketing junto dos hospitais, médicos, farmácias, etc, ganha uma componente cada vez mais importante para a saúde financeira dessas empresas. A principal escola em Portugal a leccionar cursos na área, é muito provavelmente a Formed, e se desejar conhecer mais pormenores sobre os cursos em questão visite o artigo onde demos a conhecê-los com mais pormenores, seguindo a ligação anterior.

Por hoje é tudo. Em um próximo artigo, e porque ficaram por dar a conhecer outros cursos profissionais bastante interessantes na área para quem procura dar um novo rumo à sua vida profissional, iremos dar a conhecer outros cursos do sector sobre os quais já aqui escrevemos e que considerámos poderem ser bons caminhos profissionais. Caso pretenda continuar a acompanhar esta série, considere assinar a nossa newsletter de forma a poder receber os nossos artigos directamente no seu email, bastando para isso fornecer-nos o seu endereço de correio electrónico, inserindo-o na caixa destinada para o efeito que se encontra no canto superior direito desta página.

Caso tenha alguma dúvida, já sabe que poderá e deverá entrar em contacto através do formulário de comentários que pode encontrar no final do artigo. Prometemos ser breves e esclarecedores na medida do possível a responder à sua solicitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *