Cursos Profissionais Mealhada

Após o artigo que elaborámos à algum tempo atrás onde demos a conhecer as principais escolas a leccionar cursos profissionais em Aveiro, recebemos várias solicitações via correio electrónico, de alguns leitores e visitantes do nosso portal, questionando-nos sobre escolas profissionais de qualidade a disponibilizar este tipo de formação na Mealhada, um importante município desta região, com uma população de aproximadamente 20.000 habitantes e com um tecido económico onde o turismo e a gastronomia têm uma componente extremamente importante.

Cursos Profissionais Mealhada

Após algumas pesquisas que realizámos, concluímos que a principal escola de formação profissional nesta região é a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), instituição privada de ensino fundada no início da década de 90.

A EPVL tem dado ao longo destas duas décadas, um importante contributo na formação de profissionais com qualificações intermédias, contribuindo assim para suprir lacunas existentes nos recursos humanos da região, além do contributo da valorização pessoal e profissional dos cidadãs que optam por adquirir uma formação nesta escola.

Os cursos profissionais que lecciona são dirigidos a alunos com a escolaridade mínima obrigatória concluída, concedem equivalência ao 12º ano de escolaridade e permitem a continuação dos estudos para a Universidade, sendo portanto uma óptima opção para quem se encontra neste momento a terminar o 9º ano de escolaridade e pretende concluir o ensino secundário através de uma formação com uma componente técnica mais forte, garantindo assim maiores perspectivas de empregabilidade no final dos cerca de três anos lectivos de formação.

escolas na mealhada

Melhores Cursos Profissionais Mealhada

Nas próximas linhas vamos listar aqueles que considerámos os principais cursos profissionais Mealhada leccionados pela EPVL, instituição de referência quando o assunto é formação profissional na região da Mealhada. Confira:

  • Cursos profissionais de restauração e bebidas

Como referimos na introdução a esta publicação, o sector da gastronomia tem um peso muito importante no tecido económico e na empregabilidade desta região do distrito de Aveiro.

Ao frequentar este curso, o aluno irá adquirir competências que lhe permitam executar tarefas como a preparação da sala de refeições, recepção e atendimento ao cliente, facturação, executar diversos serviços de cafetaria e bebidas, etc.

É uma formação com aproximadamente 3000 horas de ensino, onde as principais disciplinas são o serviço de restaurante/bar, língua francesa e inglesa, tecnologia alimentar, entre outras, estando ainda incluído no plano curricular um estágio de aproximadamente 500 horas em estabelecimentos parceiros da EPVL.

  • Cursos profissionais de cozinha e pastelaria

Pelas mesmas razões mencionadas já anteriormente, esta é outra acção de formação que pode abrir boas perspectivas de empregabilidade e carreira na região da Mealhada.

Durante este curso, o aluno irá adquirir competências que lhe permitam preparar diversos tipos de refeições, e outras actividades relacionadas com a cozinha como a limpeza do espaço de confecção de alimentos, articulação com as equipas de mesa, armazenamento em segurança dos alimentos, etc.

As principais disciplinas são as línguas estrangeiras, a confecção de alimentos, e a formação em contexto de trabalho em empresas parceiras da escola.

  • Cursos profissionais na área do turismo

Como referimos também inicialmente, a par da gastronomia, o turismo é a componente mais importante nesta região do País, e frequentar um curso nesta área é sem dúvida uma das que mais perspectivas dá ao nível da estabilidade profissional futura.

A EPVL lecciona uma formação com aproximadamente 3000 horas de ensino, durante as quais o aluno irá adquirir competências ao nível das línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol), técnicas de animação e informação turística, história e cultura, etc, e forma a poder, no final da formação, desenvolver acções de Âmbito turístico e acompanhar os visitantes da região a diversos pontos de interesse.


Estes são, em nossa opinião, os cursos profissionais leccionados pela EPVL que garantem melhores perspectivas de carreira e empregabilidade na região, no entanto a escola também lecciona outras acções de formação em áreas também importantes em qualquer região do Mundo, como é a área da informática e tecnologias de informação e comunicação.

Cursos como informática de gestão, desenho assistido por computador, ou outras na área da contabilidade ou na área da electrónica, são sempre boas opções de formação, podendo as mesmas ser frequentadas nesta escola.

Antes de terminar, referir que estes cursos são financiados, e frequentando os mesmos os alunos terão acesso a subsídio de formação, de alimentação, e em alguns casos, se necessário, podem igualmente ter acesso a subsídios de habitação ou transporte.

Para mais informações sobre cada uma destas acções de formação, consulte o portal da EPVL através desta ligação, e utilize os formulários de contacto ou os contactos existentes.

Mais cursos profissionais:

Por hoje é tudo.

Caso conheça mais escolas de qualidade a leccionar cursos profissionais Mealhada, não hesite entre em contacto através do formulário de comentários, dando-nos a conhecer a instituição em questão, de forma a que possamos analisar e se considerarmos relevante, elaborar um artigo mais pormenorizado sobre a instituição em questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *