Cursos Profissionais Évora

Na publicação de hoje voltamos à série de artigos onde dá-mos a conhecer as melhores escolas nas principais regiões de Portugal, sendo que hoje vamos dar a conhecer uma lista de escolas e cursos profissionais Évora, município mais importante do Alentejo e principal centro económico e administrativo de uma das maiores regiões em termos geográficos do País.

Cursos Profissionais Évora

Como vem sendo hábito aqui no portal, quando dá-mos a conhecer escolas e cursos profissionais Évora, vamos antes fazer uma pequena apresentação da cidade em questão e dar a conhecer as principais características económicas da mesma, de forma a também elucidar os nossos leitores acerca das necessidades ao nível de recursos humanos e das potencialidades ao nível económico da região.

Évora é a cidade capital do distrito com o mesmo nome, tem uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, é a única cidade classificada no lote das mais antigas a nível europeu, e é muito rica em história e cultura, sendo o seu centro histórico classificado como Património Mundial da Humanidade.

Por estas razões e mais algumas a economia de Évora deve muito ao sector turístico, sendo a cidade visitada anualmente por mais de um milhão de habitantes, números que têm vindo a aumentar de ano para ano.

Por esta razão, a cidade dispõe de muitos espaços de restauração e hotelaria, dando assim um contributo muito grande e importante no que diz respeito aos níveis de emprego. Mas não é só de turismo que a região vive.

O sector vinícola, o sector dos serviços e o tecido industrial ligado à electrónica têm também um peso importante, assim como o comércio tradicional e a Universidade de Évora.

Como podem concluir pela breve introdução que fizemos, em Évora, quando se pretende frequentar uma formação que abra boas perspectivas de empregabilidade, há dois tipos de cursos em que se deve apostar para aumentar as probabilidades de ter emprego na região: são eles os que estão relacionados com o turismo e gastronomia, e os que estão relacionados com a indústria em geral.

Melhores Cursos Profissionais Évora e Escolas

Sem mais demoras, passemos então a listar três boas escolas a leccionar cursos profissionais Évora. Confira:

  • Escola Profissional da Região do Alentejo (EPRAL)

Escola fundada no início da década de 90 através de uma iniciativa governamental, a EPRAL conta com uma vasta experiência de ensino profissional e é sem dúvida uma das melhores opções para quem pretende adquiri competências profissionais intermédias.

Com dois pólos, um em Estremoz e outro em Évora, a escola disponibiliza uma vasta oferta formativa, no entanto, e tendo em conta as características da economia da região que referimos inicialmente, os que mais garantem boas perspectivas de inserção no mercado de trabalho são os cursos de hotelaria e restauração, os cursos de qualidade alimentar e ainda os de organização e gestão de eventos.

Trata-se de cursos com aproximadamente 1000 horas de ensino, onde existe uma bom equilíbrio entre a componente prática e teórica, e para mais informações sobre os mesmos, como requisitos de acesso, datas e horários da formação, documentos para inscrição, etc, deverá consultar o site da escola em www.epral.pt.

  • Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP)

Escola histórica na região, ou não tivesse a sua origem em uma outra escola fundada à quase um século, a ESGP é um dos pilares na região quando o assunto é formação profissional, leccionado cursos em regime pós laboral há já vários anos, facto que tem facilitado a frequência em acções de formação por parte de cidadãos que sendo trabalhadores podem desta forma adquirir novas ou melhores competências através desta escola.

Os principais cursos profissionais que lecciona tendo em conta o tecido económico da região, são que visam formar profissionais para o sector industrial, nomeadamente os cursos de manutenção industrial para a vertente da aeronáutica, e outros para vertente da electromecânica.

Tratam-se de acções de formação que garantem equivalência ao 12º ano, e uma certificação de nível 3. Têm uma duração de aproximadamente três anos lectivos, e para informações sobre requisitos, conteúdos programáticos, subsídio, apoios, etc, deverá consultar o portal da escola em www.espg.edu.pt.

  • Escola Profissional Fialho de Almeida

Escola situada a cerca de 50 quilómetros de Évora, mais precisamente na região da Vidigueira, é no entanto uma escola que vale a pena dar a conhecer nesta publicação, não só pelo estatuto que tem no Alentejo, mas também pela oferta formativa disponibilizada, muito em linha com as necessidades do mercado de trabalho da região.

Fundada no início da década de 90, conta já com muita experiência no ensino de profissionais na região e tem dado um contributo muito positivo ao longo do tempo, para a melhoria das condições de vida de muitos cidadãos.

Os cursos profissionais Évora que lecciona dão um grau de equivalência ao 12º ano e conferem um diploma de nível 4, um dos mais elevados, e os que mais se enquadram nas necessidades da região são os da área do Turismo Rural, qualidade alimentar e produção agrária, três sectores de actividade muito dinâmicos no Alentejo.

Para mais informações, consulte o portal da escola em www.epfavidigueira.pt.


Em artigos próximos, iremos analisar mais pormenorizadamente cada uma destas escolas e cursos, pois algumas acções de formação são muito interessantes, não só a nível regional mas também nacional, sendo algumas quase leccionadas exclusivamente no País.

Mais cursos profissionais aqui:

Considere por isso, assinar a nossa newsletter, de forma a poder receber todas as novas actualizações directamente na sua caixa de correio electrónico.

Por hoje é tudo. Sempre que considerar-mos útil, e encontrar-mos boas escolas e cursos profissionais Évora, actualizaremos o portal na respectiva temática. Na eventualidade de ter alguma dúvida, pode entrar em contacto através do formulário de comentários que se encontra no final deste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *