Cursos Profissionais Optometria

No artigo de hoje vamos dar a conhecer mais uma área de formação que pode ajudá-lo a garantir uma maior estabilidade a nível profissional, independentemente das dificuldades que hoje em dia existem na procura de emprego para profissionais qualificados.

Referi-mo-nos a cursos profissionais na área da optometria, mais precisamente à formação em técnicas de óptica ocular, leccionada pelo INETE, o Instituto de Educação Técnica, uma das poucas escolas a leccionar cursos profissionais neste área.

O Instituto de Educação Técnica (INETE) é uma escola localizada na região da Grande Lisboa, e está presente no mercado da formação já há cerca de duas décadas, facto que dá garantias de uma formação de qualidade a todos os que pretendam vir a frequentar uma curso na escola.

Além disso, as outras grandes mais valias desta escola são, o facto de leccionar cursos que respondem às constantes mutações do mercado de trabalho, as acções de formação quase exclusivas na sua região, e as parcerias que detém com grandes empresas dos mais variados sectores, com o intuito de colocar rapidamente os seus formandos em estágios profissionais que posteriormente podem abrir portas para a assinatura de um contrato com as empresas, se durante esse período demonstrarem ser uma mais valia para a empresa que o acolheu.

Em seguida, deixamos um vídeo de apresentação da escola:

Relativamente aos cursos profissionais na área da optometria leccionados pelo INETE, as condições de acesso são o 9º ano de escolaridade completo, e o pagamento da respectiva propina que são cerca de 50? mensais, um valor perfeitamente aceitável.

Estes cursos com uma duração de cerca de três anos lectivos (equivalente a cerca de 3000 horas de aulas) têm ainda a vantagem de no final da formação conferirem um diploma de nível IV, o que garante equivalência ao 12º ano de escolaridade e a possibilidade de prosseguimento de estudos superiores.

Em seguida, passamos a mencionar os principais conteúdos programáticos que são leccionados durante os três anos de formação:

  • Introdução e aprofundamento à língua portuguesa e língua inglesa.
  • Principais técnicas referentes ao domínio dos computadores.
  • Breve introdução a alguns conceitos de matemática e biologia.
  • Técnicas de atendimento especificas para a área em questão.
  • Introdução a técnicas de reparação e montagem em optometria.
  • Conceitos importantes acerca da anatomia e das patologias em optometria.
  • Formação profissional em contexto laboral (estágio)

Além destes conteúdos, os alunos do INETE, terão ainda a possibilidade de frequentar apresentações de grandes multinacionais do sector, como a Muliópticas por exemplo, a fim de perceberem em contexto de trabalho, todo o trabalho que será da sua responsabilidade caso venham a encontrar um emprego no sector.

Além disso, o INETE, promove ainda algumas visitas a outras grandes empresas, bem como a presença em conferências relacionadas com o sector, onde os alunos poderão aprofundar ainda mais as suas competências, e trocar impressões com muito profissionais do sector.

Com uma formação nesta área, os formandos ficam preparados para auxiliar as empresas de optometria, ou mesmo para ajudar na gestão de uma unidade.

Como referimos anteriormente, esta é uma formação que ainda tem altos indíces de empregabilidade, mesmo tendo em conta a saturação do mercado laboral actualmente, e além disso, como também já mencionámos, o INETE detém parcerias com grandes empresas a fim de promover estágios profissionais, sendo que, na área da optometria, essas empresas são a Alta Visão, a VisionLab e a Super ópticas.

Cursos Profissionais em Optometria

Antes de terminar-mos referir ainda que esta formação é aconselhada a todos os que procuram um novo rumo para a sua vida profissional, mas por ser uma formação de longa duração, que apenas exige como requisito, além do pagamento da propina, a conclusão do 9º ano de escolaridade, aconselhámos especialmente os jovens que estão a terminar esse nível a frequentar um curso do género pois o mesmo tem o mesmo período de duração do regime normal do ensino secundário (10º, 11º e 12º ano), dá equivalência ao 12º ano, um diploma de nível IV, a possibilidade de prosseguir os estudos superiores, e ainda um diploma de formação em uma área onde ainda existem bastantes saídas profissionais, podendo desta forma o formando, encontrar mais facilmente um emprego de forma a ajudar ao pagamento das propinas do ensino superior.

Caso pretenda obter mais informações acerca destes cursos profissionais, como as datas das próximas acções de formação, localização da escola, e informações relativas ao processo de inscrição, queira por favor visitar o site do Instituto seguindo esta ligação e entrando em contacto com a administração da escola através dos contactos disponibilizados.

Por hoje é tudo. Esperamos ter ajudado com esta dica de formação.

Caso tenha alguma dúvida já sabe que poderá entrar em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final desta publicação.

Prometemos ser breves e esclarecedores na medida do possível a responder Às suas questões. Até à próxima.

1 Comment

  1. Roberto melo
    11 Julho, 2017

    Gostaria que entrem em contrato.966051078 Roberto

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *