Cursos Profissionais de Viticultura e Enologia

Depois de em um artigo que fizemos anteriormente ter-mos feito uma introdução aos cursos profissionais de enologia, e de algumas razões porque considerámos ser uma boa opção de formação de nível profissional, tendo em conta os paradigmas e as necessidades actuais do mercado de trabalho em Portugal, na publicação de hoje trazemos uma lista de escolas que leccionam este tipo de cursos.

Todas elas são escolas profissionais, e os cursos em questão garantem equivalência ao 12º ano, permitindo posteriormente o prosseguimento de estudos na Universidade, na eventualidade de desejarem obter maiores qualificações.

Cursos Profissionais de Viticultura e Enologia

É de referir no entanto, que mesmo uma formação de nível profissional na área da enologia, em Portugal, garante boas oportunidades de emprego no mercado de trabalho, pois permite exercer uma actividade que cada vez mais é procurada por vários tipos de empresas que de certa forma estão relacionadas com a enologia, desde adegas de produção de vinho, até restaurantes de gama média/alta e alta que cada vez mais contratam um escanção (profissional especializado em vinhos), para informar e aconselhar os clientes mais exigentes.

Melhores Cursos Profissionais de Viticultura e Escolas

Sem mais demoras, passemos então a listar três escolas que leccionam cursos profissionais de viticultura e enologia, em Portugal:

  • Cursos profissionais de enologia em Viseu

Os cursos de enologia leccionados pela Escola Superior Agrária de Viseu, enquadram-se nos cursos Cet, que em tempos já demos aqui a conhecer- Este tipo de curso dirigi-se a cidadãos com nacionalidade portuguesa, com idade igual ou superior a 23 anos, e que tenham o 11º ano completo, ou uma formação de nível de qualificação de grau 3.

Trata-se de um cursos de aproximadamente 3000 horas de ensino, equivalente, mais ou menos a três anos lectivos, com conteúdos programáticos muito abrangentes, que vão desde marketing e empreendedorismo, até segurança e higiene no trabalho, passando por conteúdos mais específicos e relacionados com a enologia como microbiologia aplicada à enologia, análise sensorial de vinhos, equipamentos utilizados em enologia, tecnologia dos vinhos, etc.

Para mais informações sobre estes cursos, visite esta página.

  • Cursos profissionais de enologia em Amarante

Sobre esta acção de formação a informação que consta do portal da Escola Profissional de António Lago Cerqueira, é escassa, e apenas podemos informar os leitores que se trata de uma formação igualmente abrangente como a anterior.

É um curso com uma carga horária total de aproximadamente 3000 horas, o que equivale a cerca de três anos lectivos, durante os quais existe uma formação de carácter sócio cultural, com disciplinas como Português ou Educação Física, outra de carácter mais científico, onde são abordadas disciplinas como matemática ou biologia, e uma outra de carácter mais técnico, onde se aborda as técnicas de enologia e viticultura, o marketing do sector, processos químicos, etc.

Para mais informações sobre condições de acesso, datas de início do curso, etc, visite o portal da escola seguindo esta ligação.

  • Cursos profissionais de enologia na região de Sintra

A entidade que lecciona esta acção de formação é a Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos, uma referência no que diz respeito ao ensino profissional na região.

Os cursos de enologia leccionados por esta escola são em tudo semelhantes aos que são leccionados pela escola que referimos anteriormente, em termos de conteúdos programáticos, e estamos convencidos que se trata da mesma acção de formação, e como tal os requisitos serão os os mesmos.

Se desejar obter informações mais detalhadas sobre prazos de inscrição, datas de início do curso, etc, visite o portal da escola seguindo esta ligação e entre em contacto com a administração da escola através dos contactos disponibilizados.


Como pode constatar, todos estes cursos profissionais têm uma duração bastante alargada, e são acções de formação que visam preparar os formandos para o exercício de uma vasto tipo de actividades relacionadas com a produção vinícola, que vão desde a coordenação de equipas de trabalho em produções vinícolas, preparação e instalação de todos os equipamentos necessários para a vindima, passando pelo engarrafamento dos vinhos, até ao controle laboratorial da evolução dos vinhos, as competências que são adquiridas, são vastas, e capacitam os formandos para exercer este tipo de actividades, ou de outro género mais relacionadas com a comercialização de vinhos.

São sem dúvida uma das melhores opções que hoje em dia se pode tomar no que diz respeito a formação profissional, pois é uma actividade que cada vez mais ganha importância no tecido económico português, e que do nosso ponto de visa vai continuar a crescer bastante e cada vez mais os profissionais com formação no sector serão requisitados e bem remunerados comparativamente a outras profissões.

Antes de terminar, deixamos ainda um vídeo que encontramos no Youtube, onde é feita uma apresentação ao cursos de viticultura e enologia leccionado pela Escola Profissional António Lago Cerqueira, uma escola que mencionamos anteriormente, numa reportagem realizada pelo Canal 2 da Estação Pública de Televisão Portuguesa:

Por hoje é tudo. Esperamos que esta publicação possa ser útil para todos os que já perceberam o enorme potencial da enologia e viticultura em Portugal, e pretendem adquirir competências através de cursos profissionais.

Caso tenha alguma dúvida ou caso conheça mais alguma escola profissional a leccionar este tipo de cursos, não hesite entre em contacto connosco através do formulário de comentários desta publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *