Cursos Profissionais de Topografia

No artigo de hoje vamos dar a conhecer uma oferta formativa que pode abrir-lhe as portas de um dos tecidos económicos de maior importância em Portugal, o da construção civil.

Referimo-nos aos cursos profissionais de topografia, uma formação leccionada por várias escolas profissionais em todo o País, sendo que, nas linhas que se seguem daremos a conhecer as principais para quem pretende frequentar um curso nesta área.

Mas antes disso, vamos passar a fazer uma pequena introdução a esta actividade.

A topografia, como vem mencionado na Wikipédia, é a ciência que estuda a as características geográficas da superfície de uma determinada região, ajudando a detalhar as medidas analíticas ao nível do perímetro, a área, a localização da região em questão etc, para posteriormente representar a mesma em uma carta que no meio se intitula de carta topográfica.

Nos últimos anos, a topografia tem assumido um papel fundamental no que diz respeito ao acompanhamento de todo o tipo de obras, sejam elas rodoviárias, urbanísticas, ferroviárias, etc. e é uma actividade que aquando do “boom” da construção das últimas décadas no nosso País, ganhou grande importância no sector.

No entanto, com a quebra de actividade da construção civil, são cada vez menos as pessoas a optar por uma formação do género, sendo que, em nossa opinião, adquirir competências na área é hoje em dia mais aconselhável a profissionais que já estejam de certa forma relacionados com o sector, e tenham uma formação em outra área, podendo assim, com a frequência nestes cursos profissionais, melhorar o seu curriculum profissional de forma a garantir maior estabilidade no seu emprego, pois hoje em dia as empresas cada vez mais procuram por pessoas com um vasto leque de competências, de forma a reduzir as despesas com a massa salarial.

Abaixo deixamos duas imagens, a primeira de um topógrafo e a sua máquina em acção.

 

cursos profissionais

Melhores Cursos Profissionais de Topografia e Escolas

Em seguida passamos a listar algumas escolas em Portugal que leccionam cursos profissionais de topografia, e que considerámos ser boas opções para quem quer adquirir competências no sector:

  • Cursos de topografia da escola Gustave Eiffel:

A escola profissional Gustave Eiffel é uma das mais conceituadas em Portugal a leccionar cursos profissionais.

Os cursos de topografia disponibilizados por esta instituição de formação, têm uma carga horária de cerca de 3000 horas, algo que equivale a cerca de três anos lectivos, conferindo um diploma de nível III a quem concluir com aproveitamento a formação.

Para mais informações sobre estes cursos, como preços, datas de inscrição, horários, etc, visite o portal da escola seguindo esta ligação.

  • Cursos de topografia do IEFP

O Instituto de Formação Profissional é outra instituição que lecciona cursos na área.

São acções de formação que se enquadram no âmbito dos cursos EFA, têm uma duração de aproximadamente 1000 horas, e conferem um diploma de formação de nível IV, o que garante uma equivalência ao 12º ano de escolaridade. Para mais informações, visite o site o Centro de Emprego e Formação Profissional da sua região, e peça informações sobre as próximas acções de formação na área da topografia.

  • Cursos de topografia da escola Tecla

Esta é outra escola também bem conceituada no mercado da formação em Portugal, e disponibiliza cursos na área para todo o tipo de pessoas que pretendam adquirir competência no sector.

A Tecla tem escritórios de formação em Coimbra, Porto Viseu e Lisboa, e infelizmente não disponibiliza muito mais informação acerca da formação em questão no seu portal da Internet, além de que são cursos com uma duração de cerca de 240 horas, como tal, se desejar obter mais informações sobre os preços, próximas datas, etc o melhor que tem a fazer é entrar em contacto com a escola através do seguinte número de telefone: 222 008 631.


No decorrer destes cursos de topografia, irá aprender, entre outras coisas:

  • Noções de geometria descritiva
  • Trigonometria
  • Álgebra
  • Estudo de terrenos
  • Materiais e processos de construção
  • Instrumentos de topografia
  • Nivelamentos
  • Cálculos de distâncias
  • Etc…

Isto tudo de forma a prepará-lo para o exercício de uma profissão vocacionada para fazer levantamentos topográficos e elaboração de plantas do género, com análises detalhadas sobre a superfície do terreno onde será implementada a obra.

Um outra acção de formação que pode também ser uma mais valia para quem está no sector, é a de desenho assistido por computador, que já demos a conhecer aquando do artigo sobre os cursos profissionais de AutoCad.

Antes de terminar-mos deixamos ainda um vídeo onde é feita uma introdução à topografia.

Por hoje é tudo. Esperamos que esta lista de cursos profissionais na área da topografia possa ser útil para quem estava à procura de cursos na área.

Caso tenha alguma dúvida já sabe que poderá entrar em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final desta publicação.

1 Comment

  1. Domingos kinanga
    21 Junho, 2017

    Boa tarde quero fazer curso de controlo dimensional de topografia

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *