Cursos profissionais de nivel 5

Depois de termos constatado que é cada vez maior o número de pesquisas efectuado por cidadãos portugueses no Google, por cursos profissionais de nível 5, decidimos criar esta publicação de forma a elucidar sobre este tipo de formação, bem como a disponibilizar informações e ligações relevantes sobre o assunto.

Este tipo de formação, não é nada mais nada menos do que os Cursos CET (Cursos de Especialização Tecnológica) sobre os quais já aqui escrevemos em tempos. Infelizmente, a denominação atribuída aos cursos por parte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, nem sempre é a mais explícita, e como consequência disso surgem muitas dúvidas e confusões.

Dito isto, e elucidado que está o leitor sobre o facto de os cursos profissionais de nível 5, serem o mesmo que os cursos de especialização tecnológica, passemos então a referir algumas características sobre este tipo de formação, a quem se destina, os cursos existentes, etc.

cursos

Se fossemos a colocar em uma escala de grau de escolaridade todos os tipos de formação, estes cursos profissionais estariam acima do 12º ano de escolaridade, e abaixo de uma licenciatura.

Este tipo de formação, caracteriza-se por ter uma enorme componente técnica, tendo por objectivo capacitar profissionais para o exercício de profissões de nível intermédio, lacuna muito grande no nosso tecido empresarial.

São acções de formação, divida em três componentes, sedo a inicial uma formação geral de introdução ao sector em questão, uma segunda de componente mais técnica, e uma terceira em contexto de trabalho.

Estas características, fazem com que este tipo de formação seja uma excelente opção para todos os que pretendem adquirir novas competências, sendo que, a os mesmos se destinam às seguintes pessoas:

  • Pessoas que tenham concluído com sucesso o 12º ano de escolaridade, através do ensino secundário normal ou de outra via, como os cursos profissionais de nível 4.
  • Pessoas que tenham concluído com aproveitamento todas as disciplinas do 10º e do 11º ano e que tenham concluído algumas do ano posterior (12º).
  • Podem ainda candidatar-se a este tipo de formação, cidadãos com idade superior a 23 anos e com experiência profissional que faça equivalência aos graus de ensino acima mencionados.

Os cursos profissionais de nível 5 abrangem diversas áreas, são leccionados em instituições de formação superior, e em instituições de formação de nível secundário, e normalmente têm uma duração que vai desde as cerca de 1200 às 1500 horas (equivalente a mais ou menos um ano lectivo) leccionadas em horário laboral.

Estes cursos abrangem muitas áreas de formação, e de norte a sul do País existem inúmeras instituições a leccionar. Se pretender consultar a lista completa, aconselhá-mos a consulta dos documentos que se encontram no portal da Direcção Geral do Ensino Superior, do Ministério da Educação, seguindo esta ligação e pesquisando posteriormente na zona da oferta formativa.

Esperamos que esta informação possa de alguma forma ter sido útil e elucidativa.

Caso tenha alguma dúvida não hesite e entre em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final da publicação. Até à próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *