Cursos Profissionais de Música

No artigo de hoje vamos dar a conhecer aos leitores e visitantes do blog, uma das referências em Portugal no que diz respeito à formação de cursos profissionais de música. Trata-se da Metropolitana, uma associação pioneira no nosso País que tem por objectivo disseminar a cultura musical e promover acções de formação na área, bem como gerir algumas das mais importantes orquestras a nível nacional.

Esta instituição, fundada no início da década de 90, por iniciativa do Ministério da Educação e da Ciência, e outras organizações e entidades, e patrocinada por várias entidades e parceiros que consideram positivos os valores e a missão a que se propõe, tem contribuído imenso para o desenvolvimento da música clássica no País, para a formação de inúmeros músicos, para a realização de inúmeros eventos musicais, e em última instância para a disseminação da cultura e da música. No que diz respeito à formação que é o tema de interesse para os nossos leitores, a Metropolitana não disponibiliza apenas cursos profissionais, mas também de nível superior, na Academia Superior de Orquestra, e no Conservatório Musica, no entanto, é apenas dos primeiros que aqui iremos escrever.

cursos profissionais
cursos

Em seguida e sem mais demoras, passamos então a mencionar os cursos profissionais de música que a Metropolitana lecciona, bem como algumas informações importantes a respeito dos mesmos.

  • são cursos gratuitos, e as inscrições decorrem até meados do final da primeira quinzena do mês de Junho do ano de 2013.
  • os pré requisitos são o 9º ano de escolaridade e a realização da provas de admissão (mais informações sobre estas provas no portal da entidade).
  • a inscrição só pode ser feita nas instalações da escola Metropolitana, situada na Travessa da Galé, nº36 em Lisboa.
  • o cursos tem uma duração de aproximadamente três anos lectivos e conferem um diploma de qualificação profissional de nível 3.
  • ao terminar o curso, o aluno pode igualmente optar por continuar os estudos na Universidade, pois é uma formação que dá equivalência ao 12º ano.

De referir que estes cursos profissionais são divididos em três módulos de formação, nomeadamente a componente sócio cultural, de onde se destacam as disciplinas de Português e Tecnologias de Informação e Comunicação, a componente científica, onde são leccionadas as disciplinas de História das Artes, Física do Som e a Teoria Musical, e a componente técnica, onde o formando terá então formação ao nível da utilização de um instrumento musical (à escolha entre violino, viola, trompete, bateria, saxofone, percussão, etc.), introdução à orquestra e instrumentos de acompanhamento, improviso, e formação em contexto de trabalho.

Estas acções de formação, por terem a mesma duração do ensino secundário (10º, 11º, 12º= são na nossa opinião mais aconselháveis, sobretudo para jovens que estão prestes a terminar o ensino obrigatório, pois permite, durante um igual período de tempo, obter as mesmas qualificações, e ainda um diploma de nível 3 e ainda a possibilidade de prosseguir os estudos de igual forma, além de que, se realmente pretender seguir os estudos na área da música, com a frequência destes cursos profissionais, ganha umas bases que podem ser muito importantes para o seu futuro profissional e académico. Se desejar obter mais informações sobre estas acções de formação visite o site da Metropolitana seguindo esta ligação.

Por hoje é tudo. Esperamos que esta de formação posa ser-lhe útil. Caso tenha alguma dúvida a respeito desta ou outras temáticas que de alguma forma estejam relacionadas com os temas que aqui abordámos, não hesite e entre em contacto connosco.

Até à próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreva-se Já e Receba no seu Email Oportunidades de Emprego em Formação
É gratuito. Junte-se a mais de 10 000 portugueses.


Pode fazer unsubscribe quando quiser, sem problema.
Close