Cursos Profissionais de Mecânica

No artigo de hoje, vamos dar a conhecer mais uma formação que constatámos que é muito pesquisada por pessoas que procuram por cursos profissionais na Internet, e que consideramos também, tendo em conta os actuais paradigmas da economia e da sociedade, uma formação que vale a pena frequentar.

Referi-mo-nos aos cursos profissionais de mecânica automóvel, uma formação que tem por objectivo dotar os formandos de competências que lhes permitam reparar problemas relacionados com a mecânica dos automóveis, o que, tendo em conta o facto de vivermos uma época de crise económica, que não permite que os cidadãos adquiram novas viaturas, se apresenta como um sector que muito provavelmente vais crescer, devido ao facto de as viaturas com o passar dos anos, necessitarem sempre de reparações para poderem continuar a circular em segurança.

Os cursos de mecânica que vamos dar a conhecer em seguida, são leccionados pelo CEPRA (Centro de Formação Profissional de Reparação Automóvel), a instituição que é muito provavelmente a maior referência do sector a nível nacional, no que diz respeito à formação de profissionais na área.

Fundado na já longínqua década de 80, fruto de uma parceria entre o Centro de Emprego e a maior Associação de Reparação Automóvel a nível nacional (a ANECRA), o CEPRA tem ao longo dos últimos anos dado um enorme contributo para o sector, através de cursos financiados, para jovens e adultos, bem como com outro tipo de acções de formação à medida, especialmente dirigidas a empresas do sector.

Além disso, e através de parcerias estratégicas com empresas de referência neste mercado, o CEPRA disponibiliza ainda outras vantagens para quem frequenta a instituição, como estágios profissionais ou acesso a bolsas de emprego exclusivas, aumentando assim as probabilidades de inserção no mercado de trabalho, quando finalizada a formação.

 

cursos profissionais

 

cursos

Em seguida, passamos então a listar alguns dos cursos leccionados por este centro:

  • Cursos de técnicas de mecânica de automóveis
  • Cursos de técnicas de reparação de motas
  • Cursos de técnicas de reparação de carroçarias de automóveis
  • Cursos de técnicas de orçamentação no sector
  • Cursos de técnicas de recepção em oficinas automóveis
  • Cursos de técnicas de mecatrónica automóvel
  • Cursos de técnicas de pintura de automóveis

Estas acções de formação acima mencionadas, são dirigidas a jovens que pretendam obter um diploma de nível 2 ou 4, conferindo, respectivamente, equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, sendo que, para o primeiro caso, a carga horária da formação se situa na ordem das 2500 a 3000 horas, e os requisitos de acesso são, no mínimo, o 6º ano de escolaridade, e no segundo caso, a carga horária situa-se nas cerca de 3000 horas, e tem como requisito de acesso o 10º ano de escolaridade completo.

Mas não são apenas os jovens que podem frequentar uma destas acções de formação acima mencionadas.

Os adultos, no âmbito do programa de Educação e Formação de Adultos do Instituto do Emprego e Formação Profissional, também o podem fazer, tendo como requisitos de acesso, os mesmos que mecionámos acima, acrescido do facto de terem obrigatoriamente uma idade igual ou superior a 18 anos.

Antes de terminar, referir ainda que o CEPRA tem a sua sede em Lisboa, mas também tem uma delegação no Porto, que poderá frequentar caso pretenda adquirir competências em alguma destas áreas.

Para mais informações sobre estes ou outros cursos profissionais leccionados pelo Centro, queira por favor visitar o site do mesmo seguindo esta ligação, e pesquisando na barra que se encontra no lado esquerdo da página, na secção de modalidades de formação, ou entrando em contacto com a administração do Centro através dos números de telfone ou endereços de correio electrónico disponibilizados.

Por hoje é tudo. Como sempre, esperamos que esta informação possa de alguma forma ter sido útil para algum dos nossos leitores que procurava por cursos profissionais no sector da mecânica automóvel.

Caso tenha alguma dúvida já sabe que poderá entrar em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final desta publicação, ou enviando-nos um e-mail para o endereço de correio electrónico que pode encontrar na barra lateral desta página.

Independentemente da sua dúvida, e caso ela esteja relacionada com formação profissional, tentaremos ser breves e esclarecedores a responder-lhe. Até à próxima.

3 Comments

  1. Anónimo
    13 Janeiro, 2016

    Tenho 15 anos e procuro uma escola com o curso de mecânica de automóveis!Sendo eu de Alfena qual a escola mais perto para eu frequentar

    Responder
  2. Anónimo
    7 Abril, 2016

    Tenho 15 anos e procuro uma escola com o curso de mecânico de automoveis. Sendo eu do concelho de Felgueiras qual a escola mais perto para eu frequentar?

    Responder
  3. Ana Francisco
    18 Abril, 2016

    boas , eu tenho 20 anos procuro um curso de mecanica de motos , em coimbra pois moro ca !

    gostava de saber alguma escola ou centro de formaçao que deem bolsa de estudo e que tenha o curso !

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *