Cursos Profissionais de Marcenaria

Depois de recentemente termos recebido um comentário de um leitor que desejava saber informações sobre cursos profissionais de marcenaria, decidimos pesquisar um pouco mais sobre esse tipo de formação e a oferta disponível em Portugal, e no artigo de hoje vamos dar a conhecer as conclusões que retirámos dessas pesquisas.

Mas antes de mais, para quem não sabe, convém referir que a marcenaria é o nome dado à técnica utilizada para reparar mobiliário.

Este tipo de cursos profissionais, segundo o que conseguimos apurar em alguns fóruns, comunidades, redes sociais, etc, tem tido bastante procura e de facto pode ser uma formação interessante, tanto para quem está desempregado, como para quem tem emprego mas deseja adquirir novas competências profissionais para conseguir um rendimento extra no final do mês.

Na nossa opinião, estes cursos devem ser vistos como uma preparação para empreender, ou para poupar dinheiro na decoração da própria casa, com a recuperação de mobiliário novo ou antigo, e não propriamente para conseguir um emprego por conta de outrem.

Cursos Profissionais de Marcenaria

Hoje em dia, são muitas as pessoas que procuram mobiliário para decorar a casa e não encontram o que procuram, ou porque é exageradamente caro, ou porque não tem qualidade.

E tendo em conta que o mais variado tipo de peças de mobiliário usado é muito fácil de encontrar a preços muito reduzidos em feiras do género, ou mesmo gratuitamente no lixo, ter uma formação que permita reparar estas peças com um investimento muito reduzido, e depois vendê-las e ganhar um bom dinheiro, esta pode ser uma área que o vai ajudar a ter um maior desafogo financeiro e o factor que mais contribuirá para o seu sucesso ou insucesso será sem dúvida a sua capacidade de imaginação, criatividade e inovação.

Leia Mais >  Cursos Profissionais no Algarve - Albufeira

Veja em seguida alguns exemplos extraordinários e que certamente fizeram alguns profissionais do sector ganhar um bom dinheiro:

No entanto, e infelizmente, os cursos profissionais de marcenaria em Portugal são muito poucos. Em seguida deixamos uma lista de acções de formação na área que conseguimos descobrir em Portugal:

Melhores Cursos Profissionais de Marcenaria e Escolas

  • Cursos de marcenaria leccionados pelo IEFP

O Instituto do Emprego e Formação Profissional é a entidade governamental responsável pelo emprego e formação profissionais em Portugal, e disponibiliza alguns cursos na área.

São acções de formação leccionadas em horário laboral, com um total de aproximadamente 900 horas de formação.

Para mais informações sobre os requisitos para frequentar a formação, procedimentos para efectuar a inscrição, entre outras questões que considere importantes, dirija-se ao Centro de Emprego da sua região ou visite o portal do IEFP em www.iefp.pt.

  • Cursos de marcenaria na Escola Artística Soares dos Reis:

Esta escola centenária, localizada na região do Porto, e uma referência a nível local quando o assunto é formação profissional, é uma das poucas que encontramos a leccionar cursos profissionais na área da marcenaria.

Infelizmente, no portal da empresa não são disponibilizadas informações sobre estes cursos, mas estamos convencidos que têm as mesmas características dos cursos do sector leccionados pelo IEFP que mencionámos acima, e que são fruto de uma parceria entre as duas instituições.

Para mais informações, entre em contacto com a administração da escola através do seguinte número de telefone: 225 371 010.

  • Cursos de marcenaria online

A par destes cursos acima mencionados, encontrámos também algumas ofertas de cursos de marcenaria online, sendo que muito deles são até gratuitos.

Leia Mais >  Cursos Profissionais Évora

Este tipo de formação é muito flexível e cómoda, no entanto requer uma grande força de vontade e capacidade de auto aprendizagem.

Para conhecer alguns cursos de marcenaria online, utilize o motor de busca do Google, insira na caixa de pesquisa os termos que pretende e escolha aquele que considera o mais completo.

Além disso, no Youtube, pode também encontrar muita informação sobre marcenaria, em forma de vídeo aulas. Faça uma pesquisa.


Por hoje é tudo. Em artigos próximos iremos dar a conhecer mais alguns cursos profissionais que considerámos complementares a estes, como o de carpintaria ou desenhador de mobiliário, para que possa ter competências que lhe permitam produzir mobiliário de grande qualidade e até quem sabe criar a sua própria empresa de recuperação, criação e reparação de mobiliário.

Entretanto, vamos também permanecendo atentos a novos cursos na área que vão sendo abertos um pouco por todo o Portugal, e vamos actualizando o artigo sempre que necessário.

Esperamos de alguma forma ter sido úteis com esta publicação.

Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, ou caso conheça mais algum curso na área que não tenhamos listado, não hesite entre em contacto connosco através dos comentários no final do artigo. Até à próxima.

2 Comments

  1. Jesus Ribeiro
    12 Maio, 2017

    Gostaria de obter informacao de onde poderei tirar estas formações na zona de Leiria/ Batalha : Curso carpintaria, desenhador mobiliário e marcenaria.

    Responder
  2. Joao Laranjeira
    22 Setembro, 2017

    Agradecia saber onde posso obter formacao na area de marcenaria na zona de Coimbra.

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *