Cursos Profissionais de cozinha – Sushi

No artigo de hoje vamos voltar à nossa série de artigos dedicados a analisar e a aconselhar os melhores cursos profissionais de cozinha disponíveis em Portugal, e desta vez, depois de em um artigo anterior ter-mos feito uma pequena introdução a este tipo de formação, bem como a passar alguma informação sobre algumas das melhores escolas profissionais para adquirir competências nesta área, vamos escrever sobre cursos de sushi, uma área de formação muito procurada nos dias de hoje pelo mais variado tipo de pessoas, com as mais variadas finalidades.

O sushi, como vulgarmente é conhecido, é uma comida tradicional japonesa, que consiste numa fusão de peixe e arroz avinagrados, e que hoje em dia, um pouco por todo o Mundo, conquistou inúmeros adeptos. Particularmente em Portugal, tem-se assistido nos últimos anos, a uma enorme adesão por parte de jovens e menos jovens a estes sabores da cozinha tradicional japonesa, e a abertura de novos restaurantes que apostam quase exclusivamente nestas iguarias, aumenta de mês para mês.

Como consequência desta aposta por parte de muitos empresários, o sushi deixou de ser visto apenas como uma moda, e passa hoje em dia a ser visto como algo que veio para ficar, e como tal, o número de adeptos que vai conquistar nos próximos anos vai subir, e o número de espaços de restauração que nos seus cardápios vão passar a oferecer estas iguarias, vão também aumentar, aumentando dessa forma também e naturalmente, a procura por profissionais aptos a confeccionar estes pratos.

cursos de sushi

Assim sendo, vemos nos cursos de sushi, uma boa aposta de formação para todos os que pretendem adquirir competências na área da confecção de alimentos, seja por pessoas que ainda não têm qualquer tipo de formação em gastronomia, seja por pessoas que já têm mas que pretender aumentar as suas competências profissionais, de forma a poder ter curriculum que permita um futuro profissional mais estável e bem remunerado. Além disso, existem também inúmeros cursos de sushi mesmo para os que não pretendem seguir esta via profissional, e pretendem apenas adquirir formação nesta área para confeccionar estes pratos em casa para a família e amigos.

Este tipo de cursos profissionais, em Portugal, e devido ao seu aparecimento recente, ainda existem apenas de forma pontual, em forma de workshps, ou cursos de curta duração, sendo que, ainda assim, são acções de formação onde se consegue adqurir competências para confeccionar este tipo de alimentos, pois apesar de parecer uma cozinha muito elaborada, a confecção do sushi é algo relativamente fácil de aprender.

Se porventura está interessado em adquirir uma formação nesta área, o nosso conselho passa por uma pesquisa no Google, pelos termos, “cursos de sushi” e aí poderá encontrar inúmeras empresas e até particulares que leccionam este tipo de formação. Aconselhá-mos a que se informe sobre o curso em questão, que entre em contacto com a empresa que o lecciona de forma a poder saber mais pormenores e que entre em contacto com antigos formandos dessas empresas de forma a tentar perceber a satisfação destes.

Para terminar, falta referir que esta é uma área onde actualmente existe um relativamente boa oferta de empregos, e normalmente, porque a quantidade de profissionais com cursos de sushi não é muito elevada, as remunerações oferecidas estão acima da média para aquilo que normalmente se costuma praticar na área da restauração, como tal, se está a ponderar dedicar a sua vida profissional aos tachos e ás panelas, talvez uma formação em sushi, neste momento seja um excelente início.

Se porventura quer seguir esta área (de cozinha) mas pretende antes adquirir formação em uma cozinha mais tradicional ou cozinha de autor, talvez um artigo que recentemente fizemos com uma análise a alguns dos melhores cursos profissionais de cozinha em Portugal lhe possa interessar.

Esperamos, como sempre, que este artigo possa ser útil para todos os que procuram aumentar as suas competências profissionais de forma a ter um futuro melhor. Se tiver alguma dúvida que considere que possamos ajudar, não hesite e deixe na caixa de comentários pois seremos breves a responder.

Até à próxima!

1 Comment

  1. paulo rodrigues
    8 Abril, 2013

    estou enterressado nesta vaga para cozinheiro em lisboa contacto:966490320 ligar para amadú baldé para me dár o recado?

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *