Cursos Profissionais de Controlador Aéreo

Constatámos recentemente que começa a existir uma procura significativa na Internet por cursos profissionais de controlador aéreo e por essa razão, para ajudar as pessoas que procuram adquirir uma formação nesta área, decidimos fazer este artigo, onde daremos a conhecer as opções existentes.

É um facto que acerca dos cursos em si, não existe muita informação, mas ainda assim, conseguimos encontrar duas instituições que leccionam cursos na área.

Antes de passarmos a dar a conhecer aos nossos leitores que instituições são essas, façamos antes uma pequena introdução ao exercício desta profissão, para que o leitor que eventualmente possa estar interessado em enveredar por esta área, ter uma pequena noção daquilo que o espera.

No fundo, os controladores de tráfego aéreo são os policias de trânsito dos céus, e como pode calcular têm uma profissão extremamente exigente e de grande responsabilidade, mas também muito bem remunerada, tendo em conta os salários médios que se praticam no nosso País, e com condições e regalias únicas.

Por essa razão, sempre que existem a abertura de inscrições para uma formação do género, as inscrições são às centenas, e obviamente muitas pessoas ficam de fora.

Cursos Profissionais de Controlador Aéreo
  • Quais as instituições que leccionam estes cursos?
  • E quais os requisitos para as frequentar?
  • Que tipo de trabalho fazem estas pessoas no dia a dia?

A resposta a estas e outras questões, é a informação que pode então encontrar a partir das próximas linhas. Fique connosco.

Os controladores de tráfego aéreo são os profissionais que têm como função fazer com que as centenas de aviões que diariamente sobrevoam uma região do Mundo, o façam em condições de segurança, tendo para isso ser obedecidas inúmeras questões como os limites de distância, as prioridades nas chegadas e partidas, as rotas, além de terem ainda que responder a situações de emergência.

No fundo, e segundo as informações que fomos recolhendo, é um trabalho que envolve equações matemáticas, mas muito exigentes pois a mínima falha coloca em causa a vida de centenas ou milhares de pessoas, além de uma carreira profissional e quem sabe de outras consequências ainda piores para a vida pessoal destes profissionais.

Para se frequentar os cursos profissionais de controlador aéreo, e segundo as informações que conseguimos recolher, existe em Portugal a NAV (empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo em Portugal) e a Eurocontrol.

No que diz respeito à NAV, e segundo alguns depoimentos que encontrámos, os requisitos para poder concorrer à formação são o 3º ano de uma qualquer licenciatura e a idade máxima de 25 anos.

Relativamente à Eurocontrol, só conseguimos saber um requisito mínimo, que é o 12º ano de escolaridade completo.

Aconselha-mos no entanto a que, se estiverem interessados em frequentar uma formação do género, a que entrem em contacto com estas entidades de forma a confirmar estas informações que aqui deixámos, bem como a saber de outras que lhe possam interessar.

Antes de terminar, deixamos ainda uma ligação de uma reportagem de uma das maiores referências em Portugal no que diz respeito ao jornalismo, o jornal O Público, que em tempos fez uma reportagem sobre a vida destes profissionais, bem como um vídeo que encontramos no Youtube com um profissional do sector que filmou cerca de cinco minutos do que é a a sua actividade. Confira:

Infelizmente não conseguimos recolher muita mais informação online acerca destes cursos, no entanto, já tem as ligações das duas principais entidades que as leccionam, e assim poderá entrar em contacto com as mesmas e obter toda a informação necessária, como os requisitos, próximas datas de formação, duração, preços dos cursos, etc.

Caso tenha interesse em trabalhar em aeroportos mas exercendo outro tipo de actividade, considere ler o artigo onde demos a conhecer os cursos profissionais para técnicos de aeroporto, acções de formação que têm por objectivo capacitar profissionais para um variado tipo de funções dentro destas instalações.

Esperamos ter sido úteis com este artigo.

Caso tenha alguma dúvida que considere podermos ser úteis acerca destas temáticas que abordámos no blog, não hesite e utilize o formulário de comentários ou o nosso endereço de email para entrar em contacto connosco.

Dentro dos possíveis, prometemos ser breves e esclarecedores. Até à próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *