Cursos de Recepção em Hotelaria

No artigo de hoje vamos dar a conhecer mais alguns cursos profissionais em um sector de grande importância no nosso tecido económico, o do turismo.

Como já mencionámos por várias vezes, este é um sector que emprega dezenas de milhares de pessoas no nosso País, e dá um importante contributo para o Produto Interno Bruto Nacional, e nos próximos anos, do nosso ponto de vista, vai assumir-se como ainda mais importante, a par de sectores como as energias renováveis, a agricultura, as pescas, e o desenvolvimento tecnológico.

Isto porque com a crise económica que vivemos, e com a desindustrialização do País, fruto da globalização e do pouco proteccionismo europeu, Portugal terá que se focar a 100% nas suas grandes riquezas, e uma delas é precisamente o turismo.

O nosso País, tem de facto todas as características para se assumir como uma referência a nível mundial no sector, e um destino de eleição para todo o tipo de turistas do Mundo, pois conseguimos reunir uma clima convidativo a um gastronomia que é das melhores do Mundo, uma produção vinícola de grande qualidade, inúmeras praias extraordinárias, um povo simpático e hospitaleiro, muita história, cultura, tradição, e a modernidade dos grandes centros urbanos.

Em tempos já demos aqui a conhecer vários cursos profissionais na área do turismo em geral, e no artigo de hoje vamos dar a conhecer algumas acções de formação que estão intimamente relacionadas com o crescimento do investimento turístico: os serviços hoteleiros.

Este sector em particular também já emprega muitas pessoas no País, pois são muitos os complexos hoteleiros existentes, e tendo em conta que cada vez mais o investimento no turismo em geral vai ser maior, e o número de visitantes também, em maior número serão também os complexos do género que serão construídos e maiores serão as necessidades de ter profissionais devidamente qualificados para exercer o mais variado tipo de actividades relacionadas. E se há actividade que é prioritária, é a da recepção, e por essa razão, no artigo de hoje, vamos listar alguns cursos no sector.

cursos profissionais

Eis a lista de escolas a leccionar cursos de recepção em hotelaria:

  • Cursos de recepção hoteleira da Escola Profissional de Espinho – esta escola está inserida próxima da região do Grande Porto, um dos destinos turísticos que mais vais crescer nos próximos anos fruto dos investimentos que estão a ser feitos na região do Douro, e é uma das maiores referências no que diz respeito À formação profissional na região. Os cursos de técnicas de recepção e atendimento em hotelaria leccionados nesta instituição, são destinados a jovens com idade superior a 15 anos, que tenham concluído a escolaridade mínima obrigatória. Tem uma duração de aproximadamente três anos, e conferem equivalência ao 12º ano, sendo por isso uma excelente opção para os jovens que vão iniciar os seus estudos no ensino secundário, pois durante um igual período de tempo do que pela via do ensino secundário normal, poderão ter equivalência ao 12º ano e adquirir competências que permitam ingressar no mercado de trabalho no final do curso, caso não pretendam frequentar os estudos superiores, ou necessitem de um emprego que dê um rendimento extra para o fazerem. Para mais informações sobre estes cursos, visite o site da escola em www.espe.pt.
  • Cursos de recepção em hotelaria das Escolas de Turismo de Portugal – esta escola é uma iniciativa do Governo de Portugal que tem por objectivo qualificar profissionais para o exercício das mais variadas actividades relacionadas com o turismo. Com centros de formação espalhados um pouco por todo o País, as Escolas de Turismo de Portugal são já uma referência a nível nacional, tanto para profissionais como para empregadores, e é sem duvida uma grande mais valia frequentar uma formação neste instituição. Relativamente aos cursos de recepção em empreendimentos hoteleiros, eles são dirigidos preferencialmente a jovens com menos de 25 anos e com o 11º ano de escolaridade completo. O cursos tem a duração de um ano, e um custo de aproximadamente 800 euros. Para mais informações sobre as próximas acções de formação, datas, horários, conteúdos programáticos, etc, visite o site da escola seguindo esta ligação.
  • Cursos de recepção em hotelaria do IEFP – o Instituto do Emprego e Formação Profissional, vulgarmente conhecido por Centro de Emprego, é outra entidade governamental que também disponibiliza muitas acções de formação na área. Para o mês que se vai iniciar (Junho de 2013) os pólos do IEFP que irão leccionar cursos na área, são os de Portimão, Aljustrel e Faro, no entanto, basta ficar atento ao site do IEFP para encontrar cursos no sector a ser leccionados em outras regiões, com grande frequência. Para mais informações sobre os requisitos para se inscrever nestas acções de formação, conteúdos programáticos, equivalências escolares, datas e horários, etc, visite o site do IEFP ou dirija-se pessoalmente ao Centro de Emprego e Formação Profissional da sua região.

Antes de terminar, referir ainda que em um artigo anterior demos conta de mais cursos profissionais na área da hotelaria, leccionados pelas Escolas de Turismo de Portugal, que poderão ser do seu interesse, bem como uma lista de cursos de atendimento, que embora não esteja relacionado com o sector do turismo, está relacionado com o sector do atendimento ao público, facto que pode considerar interessante. Considere consultar esses artigos para conhecer essas acções de formação.

Por hoje é tudo. Esperamos que este artigo possa de alguma forma ter ajudado os leitores a encontrar a formação que procuram. Caso tenha alguma dúvida acerca destes ou outros cursos profissionais, não hesite entre em contacto connosco através do formulário de comentários.

Até à próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *