Cursos de Apicultura [ Informações, Como Inscrever, etc… ]

No artigo de hoje vamos dar a conhecer aos nossos leitores algumas organizações em Portugal que leccionam cursos profissionais de apicultura.

Para quem não sabe do que se trata, a apicultura é uma área da zootecnia que tem por objectivo capacitar os profissionais para, de forma lúdica ou comercial, fazer criação de abelhas.

A abelha é um insectos extremamente importante para a nossa agricultura e alimentação, pois além de serem as produtoras de mel, um alimento altamente rico em termos nutricionais, é também responsável pela polinização de vários legumes, vegetas e principalmente frutos.

Este processo (polinização) é fundamental para a agricultura, e como tal, as abelhas são também fundamentais na nossa alimentação.

Cursos de Apicultura

Por esta razão, e porque cada vez mais, ao contrários dos erros que foram cometidos no passado, o nosso País vai apostar na agricultura, estamos convictos de que uma formação nesta área pode ser uma grande mais valia para quem gosta deste sector, e nas linhas que se seguem vamos dar a conhecer aquelas que considerámos ser as mais importantes instituições em Portugal que leccionam cursos profissionais na área, para que possa entrar em contacto com cada uma delas para obter mais informações sobre as acções de formação.

 Melhores Cursos de Apicultura e Escolas

  • Cursos de apicultura da Federação Portuguesa de Apicultores

Como não poderia deixar de ser, a mais importante organização de apicultura a nível nacional, lecciona acções de formação no sector.

Esta fundação nascida no final da década de 90, tem dado um grande contributo para o desenvolvimento do sector em Portugal.

Com sede em Lisboa mas com vários departamentos regionais, a federação tem conseguido impulsionar o desenvolvimento da apicultura a nível nacional, e os cursos que lecciona têm dado um bom contributo para esse desenvolvimento.

O portal desta federação é sem dúvida o melhor local para encontrar acções de formação no sector, leccionadas não só pela federação mas também por algumas das principais empresas, organizações e cooperativas do sector que também o fazem.

O endereço do portal é www.fnap.pt

  • Cursos de apicultura da Apisantos

Esta empresa familiar foi inicialmente criada no início da década de 80 por um empresário apaixonado pela apicultura, mas seria mais tarde, em meados do início da década de 90, e já em conjunto com os seus filhos, que a empresa se viria a profissionalizar mais e a investir em instalações que pudessem fazer da empresa uma referência a nível nacional e internacional na produção e comercialização de vários produtos feitos com mel bem como utensílios e ferramentas para o exercício desta actividade.

Além disso, e recentemente, a empresa decidiu apostar na formação de profissionais e hoje em dia lecciona vários cursos de curta duração de introdução à apicultura.

Apesar de as instalações da empresa estarem sediadas na Trofa, e para que possam chegar a um maior número de pessoas, algumas acções de formação são leccionadas em outras regiões da zona norte do País.

Para mais informações sobre os mesmos, como preços, programa, horários, etc, deverá entrar em contacto com a empresa através do número 229863260 ou do endereço de email [email protected]

  • Cursos de apicultura da Lousamel

Esta cooperativa criada em meados do fim da década de 90, tem vindo a crescer de uma forma sustentada ao longo dos anos, e foi recentemente, já no inicio da segunda década do século XXI que a cooperativa ganhou um novo fôlego com a ampliação das suas instalações.

A sua principal actividade assenta na produção e comercialização de mel e produtos apícolas, bem como acções informativas e mais recentemente a promoção de acções de formação na área.

Para mais informações ou inscrições entre em contacto através do número 239 995 249 ou do endereço de correio electrónico [email protected] ou mantenha-se ainda atento aos próximos cursos através do portal da cooperativa em www.lousamel.pt.

Estes cursos profissionais são, em nossa opinião, uma excelente opção de formação para quem gosta de agricultura e afins, e pode ser um excelente complemento a quem tenha competências em outros sectores de actividade que em certa forma possam estar relacionados.

Em tempos, já aqui demos a conhecer, por exemplo, os cursos profissionais de agricultura biológica, um sector também em grande crescimento no nosso País e que pode ajudá-l a olhar para o seu futuro profissional de uma forma mais ambiciosa e positiva.

Antes de terminar, deixamos ainda um vídeo sobre a produção do mel, transmitido pela estação pública de televisão e produzido por um programa de referência quando o assunto é a Natureza:

Esperamos, como sempre, que este artigo possa ser, de alguma forma, impulsionador para o seu futuro profissional. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, já sabe que pode e deve entrar em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final da publicação.

Prometemos, com a maior brevidade e esclarecimento possível, responder às suas solicitações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *