Concursos Públicos [ Como se Tornar um Funcionário Público ]

Se ainda não sabe, para você conseguir se tornar um funcionário público terá que primeiro se candidatar a um concurso público e ser aprovado no respetivo processo de seleção.

Ele aplica-se tanto a empregos com maior nível de formação exigida como os que apenas precisam do 4º ano de escolaridade.

Para as pessoas que nunca o fizeram poderá ser um choque ou pelo menos um pouco esquisito algumas das coisas que são necessárias fazer ou algumas condições, as quais diferem de concorrer a uma vaga normal.

Comecemos então a explicar um pouco mais em pormenor…

Como Candidatar a Concursos Públicos

A forma mais fácil de consultar quais são as vagas disponíveis para concurso público é indo diretamente ao site da Bolsa de Emprego Público, sendo que lá poderá facilmente procurar quais são os concursos ativos por função a desempenhar e/ou local de trabalho.

Feito isto e caso tenha identificado alguma candidatura que deseje ocupar, clique no código da mesma para abrir todos os detalhes da oferta e veja se ela combina com o seu perfil.

Requisitos Comuns

Existem alguns requisitos comuns entre todas as ofertas que ou são obrigatórios mesmo ou apenas bastante regulares nas diversas vagas, sendo eles:

  • A pessoa ter 18 anos ou mais;
  • Estar liberada para o exercício de funções na função pública;
  • Ter nacionalidade portuguesa;

Existem outras também que aparecem bastante como ter o cadastro limpo ou ter capacidade física necessária para desempenhar a função nas vagas que exigem mais esforço físico.

Entregar Candidatura

Tendo já visto todas as coisas que foram mencionadas em cima, está na hora de entregar a sua candidatura.

Fique já a saber que se pensa fazer isto online está muito enganado. A candidatura terá de ser enviada pelo correio, numa carta registada com aviso de receção para o local que estiver indicado na oferta.

Nessa carta deve constar o seu currículo datado e assinado, uma cópia do seu certificado de habilitações e se relevante, algum trabalho que tenha feito anteriormente e que pese na decisão.

Se tudo estiver bem provavelmente será seleccionado para a próxima fase.

Fases da Candidatura nos Concursos Públicos

A 1ª fase como já viu é o envio da carta com os documentos que são pedidos.

A 2ª fase consiste num teste de conhecimentos, estando a bibliografia dos conteúdos desse teste na página da vaga, servindo assim para aferir as suas capacidades e conhecimentos necessários para preencher a vaga.

Por fim terá uma entrevista semelhante a qualquer outra entrevista de trabalho com um recrutador seleccionado.

No final irá ser-lhe dada uma pontuação com base em todas as fases e serão publicados os resultados, sendo que a pessoa com mais pontos terá a sua vaga assegurada (ou os primeiros, dependendo de quantas vagas estiverem disponíveis a concurso).

Caso uma das pessoas que foi seleccionada desista e não queira mais preencher essa vaga, a pessoa com mais pontos abaixo dessa irá ser chamada.

Atenção

Tenha bastante atenção ao prazo da entrega da candidatura nos concursos públicos, visto as vagas normalmente terem um prazo de 11 dias após serem publicadas.

Não se atrase ou deixe para a última podendo depois acabar por ficar fora do prazo e automaticamente fora da seleção.

Compensa ser Funcionário Público?

Se você está a pensar se realmente compensa ser funcionário público ou ter de passar por todo este processo de seleção, nós consideramos que sim compensa.

Apesar dos constantes cortes na função pública, este ainda continua a ser um dos melhores empregos em termos de segurança de trabalho e mesmo de remuneração, visto terem os seus direitos bem protegidos pelos sindicatos.

Um empregado de uma empresa privada muitas vezes acaba por ser explorado ou por não ter todos os seus direitos respeitados tendo você conhecimentos dos mesmos ou não, algo que na função pública não acontece e se acontecer rapidamente poderá reclamar e ver uma resposta por parte dos sindicatos.

E então, já ficou a saber mais sobre os concursos públicos, como concorrer, se compensa ser funcionário público, etc…?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto e alguma dúvida caso tenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *