Como Fazer Candidatura Espontânea ou Apresentação por Email

Algo que já existiu bastante e que agora cada vez tem desaparecido mais é o ato de fazer uma candidatura espontânea (ou também chamada de carta de apresentação).

Tenho a certeza que conhece aquela expressão de “ir nas empresas deixar o seu currículo”… É exatamente isto, podendo fazê-lo no entanto da forma tradicional ou então através de email.

As duas são ótimas formas mas existe uma diferença entre ambas, ou melhor, para quem se dirigem melhor:

  • Pequenas empresas, entregue pessoalmente em papel, poderá até ser o dono ou pessoa responsável pelas contratações e terá a sua oportunidade de deixar uma boa impressão;
  • Grandes empresas já será melhor por email. Eles empregam centenas ou milhares de pessoas e um email irá ser bem mais dirigido, fácil de arquivar e ser visto quando necessário, até porque os candidatos que vão aparecendo podem ser imensos;

Apesar de que a única coisa que muda é é método de entrega porque como se deve fazer e o que se deve dizer é exatamente o mesmo, sem tirar nem pôr.

Como prova de que isto é uma forma bastante viável e apreciada de entrega de currículo, muitas empresas grandes como a Galp ou a TAP têm em seus sites uma página criada especificamente para o envio de candidaturas espontâneas.

Isto porque até muitas delas raramente colocam anúncios de vagas quando elas surgem mas sim vão ver as candidaturas que receberam anteriormente e/ou recorrem a uma empresa de recrutamento para seleccionar possíveis candidatos que tenham inscritos.

candidatura-espontanea-email

Desta forma eles conseguem alcançar dois objetivos:

  • Ver logo pessoas que querem trabalhar na sua empresa ao ponto de enviar uma candidatura espontânea;
  • Poupam muito tempo na seleção de candidatos a entrevistas por não serem inundados com milhares delas, e tempo é igual a dinheiro gasto;

Se você pensar faz todo o sentido o que está lendo e provavelmente está a começar a perceber o real poder de uma candidatura espontânea e o quanto isso pode ser o diferencial para você conseguir a vaga que deseja.

Candidatura Espontânea / Carta de Apresentação ( Exemplo )

Veja então abaixo um exemplo de como deve fazer e escrever uma:

 

A sua identificação
Nome
Morada
Telefone/Telemóvel
E-mail

Dados da entidade
Nome do destinatário
Cargo
Nome da empresa
Endereço
Localidade, dia, mês e ano

Ex.mo(a) Sr. (a)

Refira o motivo da carta evidenciando o seu conhecimento sobre a entidade. (Procure captar o interesse do empregador, referindo o motivo que o leva a querer candidatar-se a esse posto de trabalho, afinal isto é uma carta de apresentação. Escolha um estilo directo e, se possível, original.)

Relacione o seu perfil com a empresa. (Descreva em que medida a sua formação e experiência poderão ser úteis, relacionando-as com o que sabe sobre a actividade da empresa.)

Solicite uma entrevista. (Tente convencer o empregador a conceder-lhe uma entrevista. Desperte nele o interesse em querer conhecê-lo melhor. Informe que o vai contactar em breve.)

Fonte: web-emprego.com

Não se esqueça de anexar sempre o seu currículo.

Como pode perceber, não tem que ser nada de extraordinário… Basta apenas ser sincero, correto, cordial e demonstrar essencialmente o porquê de estar a enviar aquela carta ou email, o porquê de ser a pessoa indicada, funções a desempenhar e a pedir uma oportunidade através de uma entrevista.

Apesar de ser um bom método não espere ser a arma secreta porque eles provavelmente não estarão a contratar e não terem uma vaga para o posto que deseja, no entanto existe a possibilidade de terem ou mesmo de entrarem em contato consigo algum tempo depois porque guardaram a sua candidatura espontânea.

E então, já ficou a saber mais sobre como fazer candidatura espontâneaou carta de apresentação por email ou diretamente em papel?

Deixe a sua resposta nos comentários, junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenham ficado após ler o artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreva-se Já e Receba no seu Email Oportunidades de Emprego em Formação
É gratuito. Junte-se a mais de 10 000 portugueses.


Pode fazer unsubscribe quando quiser, sem problema.
Close