Como Arranjar Emprego Depois dos 40 anos…

Para alguém arranjar arranjar emprego depois dos 40 anos muitas vezes é uma tarefa bastante difícil especialmente tendo em conta que os empregadores preferem pessoas mais jovens e mesmo essas algumas estão desempregadas.

E você começa a se perguntar “Mas eu já não sirvo para trabalhar é isso?”

A resposta é claramente não, mas os jovens normalmente têm certas coisas que você pode já não possuir como já irá ver de seguida.

Veja então as nossas dicas para arranjar emprego depois dos 40 anos…

Não Pare de Aprender

O que normalmente os jovens possuem é conhecimento recente.

Você pode ter muita experiência mas tem bastantes trabalhos que vão evoluindo com o tempo e o que acaba acontecendo é que você se acomoda e acaba por ficando a fazer o mesmo da mesma forma durante anos e anos…

É natural o empregador preferir o jovem que tem o conhecimento mais adequado aos dias de hoje e consegue fazer as coisas de forma mais eficiente ou mesmo coisas que você nem consegue fazer.

Existem bastantes tipos de formações em todo o País, umas pagas outras gratuitas, aproveite para ir sempre aprendendo mais porque pode até custar dinheiro e/ou tempo, mas será um investimento no seu futuro.

Capriche no seu Currículo

Mesmo que não tenha muito para mostrar e tenha trabalhado em poucos lugares mas durante bastante tempo, tente fazer algo diferente do que todos fazem.

Pode nem ter grande impacto, mas quem sabe…

Mostre a sua criatividade e que ainda consegue acompanhar as novas tendências e isso com certeza será um ponto positivo para o recrutador durante a seleção de currículos e mesmo na entrevista.

Não Fuga das Redes Sociais

Muitos não usam as redes sociais e os que usam acabam por não perceber o potencial que tem no que diz respeito a conseguir encontrar emprego.

Adira a vários grupos no Facebook, se o seu trabalho for mais técnico talvez até tentar o Linkedin, e vá respondendo sempre a vagas que pareçam se encaixar no seu perfil.

O boca-a-boca e falar com os amigos ainda resulta mas se quer competir tem de sair da sua zona de conforto e tentar buscar em mais lugares que apenas isso.

Não Exija um Salário Muito Elevado

Isto não é algo muito frequente, mas tem algumas pessoas, especialmente as que têm mais experiência e formação, que acabam por não aceitar receber um pouco menos que as suas pretensões porque sentem merecer mais, nem que seja apenas pela sua experiência ou porque recebiam mais no antigo emprego.

Pode até ser uma verdade e ter razão mas caso seja demasiado intransigente e comece a recusar certas vagas por algo assim pode dificultar em muito a sua capacidade de arranjar um emprego depois dos 40 anos.

Mostre que Não é um “Velho Rabugento”

Para certas pessoas com mais alguma idade fica bastante difícil trabalhar com pessoas mais novas por alguns motivos, desde a diferença de métodos, mentalidades, exigirem demasiado respeito, etc…

Mostre que é uma pessoa acessível, divertida, que sabe comunicar e está disposto a fazer de tudo o que compete à sua função e fará com que a pessoa que o está a recrutar sinta essa energia e se sinta mais motivo a dar-lhe uma oportunidade.

E então, já ficou a saber um pouco mais sobre como arranjar emprego depois dos 40 anos de forma mais fácil?

Deixe nos comentários alguma sugestão que tenha ou dúvida com que tenha ficado após ler o artigo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *