Para todos os que estão interessados em frequentar um ou mais cursos profissionais, existe um local de passagem obrigatória: O IEFP.
O IEFP é o principal organismo do Estado Português no combate ao desemprego.

É comummente conhecido como “centro de emprego”, mas o IEFP, como as próprias siglas assim indicam – Instituto do Emprego e Formação Profissional – não é apenas um centro para desempregados.

O IEFP é também um centro de apoio à formação, dirigido a todos os cidadãos portugueses, empregados e desempregados.
Para isso o IEFP dispõe de uma panóplia de cursos profissionais e é precisamente essa panóplia de cursos disponibilizados por este organismo, que poderá consultar em seguida.
Mas antes disso, será importante referir que o IEFP tem sede em Lisboa, mas tem distribuídos pelas principais cidades de Portugal, cerca de 80 centros de emprego, 30 espaços de formação profissional de gestão directa, e outros 30 de gestão comparticipada. Como tal, certamente não será difícil encontrar na sua região, um centro de formação.

 

”cursos_profissionais-iefp

Para Ver Uma Lista Completa de Cursos Profissionais Com Bolsas de Emprego Clique Aqui <


Lista de cursos profissionais do IEFP
:

  • Artesanato:
    Serralharia artística ; Olaria ; Bordados ; Pavimentos e arruamentos ; Vidro artístico ; Filigranas ; Arte floral ; Tecelagem e tapeçaria ; Tanoaria
  • Audiovisuais:
    Tecnologias de informação e comunicação ; Desenho gráfico
  • Arquivo e documentação:
    Técnicas de documentação e informação
  • Ciências dentárias:
    Apoio a clínicas dentárias
  • Ciências informáticas:
    Instalação e operação de sistemas informáticos ; Desenvolvimento de aplicações informáticas
  • Comércio:
    Logística e armazenagem ; Técnicas de vendas ; Técnicas comerciais ; Marketing ; Práticas técnico – comerciais ; Vitrinismo
  • Construção e engenharia civil:
    Pintura de construção civil ; Canalizações ; Condução de obra ; Desenho assistido por computador ; Topografia ; Medições e orçamentos ; Alvenarias e revestimentos ; Ladrilhagem
  • Veículos a motor:
    Pintura de veículos ; Reparação de carroçarias ; Mecatrónica automóvel ; Produção automóvel ; Produção aeronáutica ; Mecânica de serviços rápidos ;
  • Contabilidade:
    Contabilidade e gestão
  • Beleza:
    Estética do cabelo ; Estética do corpo e rosto ; Cosmetologia
  • Desporto:
    Gestão desportiva
  • Electricidade e energia:
    Ar condicionado e refrigeração ; Instalação sistemas solares térmicos ; Instalações eléctricas ; Instalações fotovoltaicas ; Electrotecnia ; Electricidade de instalações ;
  • Electrónica e automação:
    Mecatrónica ; Instalação e reparação de computadores ; Electrónica e telecomunicações
  • Organização da empresa:
    Técnicas de relações laborais ; Técnicas de qualidade
  • Floricultura e jardinagem:
    Técnicas de jardinagem e espaços verdes
  • Formação de formadores:
    Formação contínua de formadores
  • Gestão e administração:
    Técnicas de apoio á gestão
  • Hotelaria e restauração:
    Manutenção ; Recepção ; Cozinha/Pastelaria ; Mesa/Bar ; Cozinha ; Serviço de mesa
  • Indústrias extractivas:
    Técnicas de salinicultura
  • Indústria alimentar:
    Pastelaria e panificação ; Controlo e qualidade alimentar ; Preparação e transformação de produtos cárneos
  • Industria têxtil e calçado:
    Técnicas de malhas ; Costura ; Design de moda ; Costura industrial : Reparação de calçado
  • Marketing e publicidade:
    Técnicas de organização de eventos
  • Materiais:
    Preparação da cortiça ; Carpintaria ; Cerâmica criativa ; Pintura criativa de cerâmica ; Marcenaria ; Modelação da cerâmica ; Acamentos de madeira e mobiliários
  • Metalurgia e metalomecânica:
    Técnicas de laboratório de fundição ; Soldadura ; Electromecânica de equipamentos industriais ; Fundição injectada ; Operador de fundição ; Manutenção industrial ; Tratamento de metais ; Serralheiro de moldes ; Maquinação e programação ; Tratamento de metais ; Estruturas metálicas
  • Produção agrícola e animal:
    Técnicas de produção agrária
  • Protecção do ambiente:
    Gestão de sistemas ambientais ; Segurança e higiene no trabalho ; Avaliação de riscos
  • Saúde:
    Tecnologias de saúde ; Cuidados de saúde
  • Trabalho administrativo:
    Técnicas administrativas ; Técnicas de secretariado
  • Apoio a crianças:
    Técnicas de acção educativas
  • Caça e sivicultura:
    Protecção florestal ; Recursos florestais e ambientais ; Produção florestal
  • Processos químicos:
    Técnicas de analises laboratoriais
  • Tecnologias de diagnóstico:
    Técnicas de óptica ocular
  • Turismo:
    Técnicas de informação e animação turística ; Turismo ambiental e rural ; Técnicas de agências de viagens e transportes

Como podem verificar, existe um enorme quantidade de formação disponibilizada pelo IEFP alguns dos quais são cursos profissionais financiados.

Se quiser obter mais informações, poderá também ler este nosso artigo sobre os cursos Efa, que se inserem nesta modalidade de formação concedida pelo Estado Português, ou poderá dirigir-se ao Centro de Emprego e Formação Profissional da sua área, a fim de poder ser aconselhado e encaminhado para o curso que mais se adequa ás suas ambições e/ou necessidades.

Até breve.

 

44 thoughts on “Cursos profissionais do IEFP”

  1. Para um estudante que inicie o 10º ano no presente ano (2012/2013), no Curso Profissional de Gestão Desportiva , e que termine este ano na região da Madeira e depois vá para o continente estudar , que tenha poucas possibilidades e precise que alojamento e tudo mais , tem direito a este curso e ao curso financiado nesta escola?

  2. Gostaria de saber se na cidade do Porto existe o curso de hotelaria/restauração (cozinha/pastelaria)para maiores de 25 anos.

  3. Gostaria de saber se na cidade do Porto existe o curso de hotelaria/restauração (cozinha/pastelaria)para maiores de 25 anos.

  4. Bom dia. Gostaria de saber se os cidadoes estranjeiros com a residência temporaria podem ter o apoio a formação no IEFP? Obrigada. Natalia

  5. boa tarde, tarde para uma pessoa com o 12ºano completo e 43 anosyy existe algum curso relacionado com crianças em cascais ou lisboa que se possa tirar e seija financiado.
    obrigado
    luisa

  6. Boa tarde gostaria de saber se existe algum curso relacionado com crianças para pessoas com o 12º ano e 43 anos
    financiado ou gratuito em cascais
    obrigado
    luisa

  7. o curso de auxiliar de educação e ciências dentarias é finançiado e pode ser frequentado por pessoas com o 12ano de escoaridade e com 43 anos.
    Existe algum em cascais?a começar brevemente?
    obrigada
    luisa

  8. Boa noite. Gostava de saber se existe algum cet totalmente financiado na área de secretariado e administração a começar em Setembro de 2013.
    Sou de Vila Nova de Gaia, mas tambem pode ser no Porto. Obrigado

  9. bom dia, gostaria de saber se tem o curso de soldadura financiado, na zona de Leiria e Figueira da Foz para para pessoas que ja tenham uma licenciatura,mas que estao no desemprego e precisam de mudar de area profissional? Muito obrigado

  10. Boa noite.
    Será possível informarem-me se existem neste momento cursos de artesanato, em couro, filigrana ou outros em que me possa inscrever neste momento?
    Preferencialmente na área de Vila nova de Gaia.

    Os meus cumprimentos

    Ana Oliveira

  11. Boa noite.
    Estou interessada em fazer formação em artes artesanais, com materiais de couro, fundamentalmente. Poderão informar-me se existem neste momento, na área de Vila nova de Gaia ou próximo, em que me possa inscrever?
    Grata pela atenção, envio os melhores cumprimentos.

    Ana Oliveira

  12. Tenho o 12º ano completo num curso profissional mas como estou desempregada gostaria de saber se seria possível tirar o curso de cabeleireira e se é remunerado.

  13. boas,chamo me joao 35 anos lisboa e gostaria de saber para quando vai haver um curso de pintor auto com equivalÊncia ao 9ºano pois tenho o 6º ano já me increvi no centro de emprego de picoas e não gostava de perder esse curso já fui a uma entrevista mas não apareceu de pintor auto já k tenho o um curso tirado a 6, 7, anos de pintor de c.civil meu id.1882386

  14. Este País é uma merda…

    Há cursos que são tão interessantes para mim, e em vez de os disponibilizarem para todas as regiões do País, não, metem nos só numa ou outra…

  15. Boa tarde.
    Tenho frequência universitária no curso de Direito.
    Estou desempregado á 2 anos e gostava de realizar uma formação financiada na área de marketing.
    Estou certo que será uma forte mais valia no futuro, para voltar ao mercado de trabalho.
    É possível indicar-me como e onde posso faze-la?

    Obrigado
    JP

  16. Boa tarde,tenho dificuldade em encontrar um horário viável pois os horários exestentes São uma grande entrave início as 19h um pouco impossível para o meu horário laboral e sábados dia todo impensável pois também faz parte da minha carga horária laboral trabalhar sabados haverá algum curso de formação de formadores com início as 20h30 e durante a semana obrigada.

  17. ola alguem que comece o curso de turismo ambientaal e rural na sertã e queira acabar no porto(vila nova de gaia ou povoa de varzim) como funciona e ja tem 19 anos

  18. Vocês tem algum gosto especial em falar com as paredes? Ou acham que o mundo roda á vossa volta?
    Acham que basta deixarem um comentario aqui e vão vos buscar a casa para vos dar uma bolsa de 146 euros + subs de alimentação sem irem aos meios proprios?
    1 – pesquisam o site do centro de emprego, procuram a formação, na area, o tipo de formação, aprendem que tipos de formação existem, etc.
    2 – fazem a pré inscrição online QUE não vos garante nada, pegam numa impressão do nome do curso (ver data a que começa, e com pelo menos 2 meses de antecedencia) e vão ao vosso centro de emprego tirar senha, esperar, e quando atendidos inscrever se na formação. E depois, vão á escola onde o curso vai acontecer, e perguntam se ficaram inscritos ou como subselentes ou nada (sim, o nosso sector publico é um cancro, onde toda a gente recebe e tem boas vidas, e não faz a ponta de um corno).

    E mesmo assim, perdi 3x o curso.
    Agora que o consegui, não estou a conseguir ter transportes ou dinheiro para ir todos os dias para lá com a bolsa ridicula de 146 euros por mes.
    É assim.
    É ideal para quem ficou desempregado e está co subsidio de desemprego, anda "na escola" com um ordenado…

  19. Boas,

    Eu estou desempregada, tenho 31 anos, e tenho licenciatura concluida. Do mestrado falta a tese, mas esta parado…

    Posso frequentar algum tipo de formação??

  20. Se alguns de vós quisessem de facto fazer algum curso, ou mesmo algo pela vida (excepto um dos anónimos, que de facto falou muito e bem)levantavam o rabo da cadeira, deixavam o facebook ou a consola de jogos e faziam-se a vida. Iam a procura no IEFP da vossa região. Consultavam o técnico responsável pela formação e tentavam-se inscrever.
    Como alguém disse atrás,o mundo não gira a vossa volta.
    Quanto aos subsídios,claro que podem ser importantes, mas para quem quer de facto aprender não é o mais relevante. Sendo grátis já é muito bom, com certeza que já consultaram os preços nas entidades particulares, ou nem essa me… fizeram!
    Se por acaso conseguirem e espero sinceramente que sim, desejo-vos sorte com o formador pois alguns percebe-se que estão a dar formação apenas para ganhar alguns euros (muitos euros) e estão-se a cag… para os formandos se aprendem ou não. São apenas alguns oportunistas básicos e não devemos julgar o todo pela parte.
    Vá lá, levantem o rabo e vão fazer pela vida, que eu vou fazer o mesmo. Se bem que na minha idade já devia ser a vida a fazer por mim. Mas ainda bem que não, os desafios dão-me pica.
    Até um dia
    DM

  21. O Troll de 20 de Abril de 2016 das 02:24, que mais por cima é um velhaco pelos vistos que ainda pensa que as coisas estão como no tempo dele…

    Quem me dera a mim ter nascido no teu tempo, havia emprego para toda gente, facil de arranjar, talvez os salários fossem baixos como o raio, mas ao menos toda gente tinham emprego.
    Hoje em dia estes gajos só sabem é pedir experiência, como se tivesse-mos nascido sabidos, e requisitos altos para certos empregos que são tão básicos como o raio….

    Adora ver te a ti ou a outro qualquer que está sempre a dizer, "só não trabalha quem não quer", tentar arranjar emprego nos dias de hoje, sem cunhas, sem os amiguinhos ou tacho, COMPLETAMENTE sozinho e sem alguma ajuda, a ver como se safavam…

    Há centros que estão alguns anos sem cursos, como o caso do Seixal que está á dois anos sem cursos de Aprendizagem… E depois nem todos os cursos estão disponíveis para todas as regiões do País, o que para mim é uma completa vergonha, ainda para mais quando um Formador do IEFP disse-me que Portugal copiou estes cursos dos Franceses…

    Venham mas é para a realidade dos dias de hoje, para o desespero de muitos Jovens, destas novas gerações que estão todas fudidas. Nós já não estamos no tempo da Avózinha nem de Salazar infelizmente…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *