Cursos profissionais em Guimarães

No artigo de hoje vamos continuar com a nossa série de publicações dedicadas a dar a conhecer aos nossos leitores que procuram por cursos profissionais por regiões do País, algumas das melhores escolas profissionais existentes, sendo que desta vez, a região que escolhemos é a de Guimarães.

Esta cidade situada a norte de Portugal, é um dos principais pólos urbanísticos do País, mas infelizmente, e apesar de ter crescido bastante nos últimos tempos, fruto de ter sido nomeada Cidade Capital Europeia da Cultura no ano de 2012, e de ter um Centro Histórico classificado como Património da Humanidade pela Unesco, tem vivido graves problemas económicos, e as taxas de desemprego existentes na região são bastante elevadas. Isto deve-se ao facto de o tecido económico da região ser em grande parte ligado à indústria têxtil, sector que com o advento da globalização sofreu graves problemas, devido à deslocalização da produção para outras regiões do globo onde a mão de obra é mais barata. Ainda assim, e com os recentes eventos e títulos atribuídos à cidade, estamos convictos de que os próximos anos poderão ser mais prósperos, no entanto, a actividade económica será bastante diferente, mais virada para o turismo, para as indústrias criativas, para as artes, cultura, e também para a indústria do calçado.


cursos


cursos profissionais


escolas em guimaraes



Em seguida deixamos uma lista de algumas das principais escolas da região, que leccionam cursos profissionais e que podem ajudá-lo a adquirir novas competências de forma a ter um futuro profissional com maior estabilidade:


  • Escola profissional Cisave: uma das maiores referências no que diz respeito ao ensino profissional na região, a Cisave disponibiliza uma panóplia de cursos bastante diversificada, e que responde em grande parte às necessidades do tecido económico da região. Das acções de formação que lecciona, destaque para os cursos profissionais de turismo, os cursos de técnicas digitais em 3D e os cursos de comunicação e marketing. A escola está situada numa região central e privilegiada da cidade, mais precisamente junto ao Castelo de Guimarães, nas antigas instalações do Hospital de Guimarães. Para mais informações sobre os cursos que a escola lecciona, os pré requisitos para os frequentar, etc, dirija-se às instalações da mesma ou visite o portal na Internet da escolas seguindo esta ligação.
  • Escola profissional Cenatex: esta é a par da escola que mencionámos anteriormente, a mais conhecida na região de Guimarães. A Cenatex aposta numa grande variedade de cursos de curta duração durante todo o ano, e neste momento, as acções de formação que considerámos mais relevantes tendo em conta o tecido económico local, são os cursos de Higiene e Segurança no Trabalho, e os cursos de espanhol, pois são duas acções de formação que numa região muito vocacionada para o turismo, podem garantir boas perspectivas de carreira. Para mais informações sobre estes ou outros cursos leccionados pela Cenatex, visite o portal da escola seguindo esta ligação.
  • Escola profissional Forvisão: esta escola tem vindo nos últimos anos a crescer de forma bastante sustentada, e apesar de ainda não ter a visibilidade que as duas últimas que mencionámos têm na região, não lhes fica nada atrás na qualidade da formação, sendo que disponibiliza até uma variedade de cursos muito superior. Tendo em conta os paradigmas actuais da economia e do tecido económico da região, desta escola destacámos os cursos profissionais de web design, de higiene e segurança alimentar, integração de sistemas de gestão ambiental, fotografia, língua inglesa, francesa e espanhola. Para mais informações sobre estes ou outros cursos, queira por favor visitar o site da escola seguindo esta ligação.


Por hoje é tudo. Esperamos que esta publicação possa de alguma forma ajudá-lo a encontrar um novo rumo para a sua carreira profissional. Caso tenha alguma dúvida em que possamos ser úteis, ou caso conheça alguma outra escola a  leccionar cursos profissionais em Guimarães, que considere merecer fazer parte desta nossa listagem, não hesite e entre em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final desta publicação, ou através do nosso endereço de correio electrónico que pode encontrar no fundo desta página.

Até à próxima.

Sem comentários: