Cursos profissionais financiados

No artigo de hoje iremos falar de uma modalidade de formação muito procurada nos dias de hoje pelas mais variadas pessoas, os cursos financiados. Mais procurado que este tipo de formação, só mesmo os cursos profissionais remunerados. Mas afinal, o que são os cursos financiados? A quem se dirige este tipo de formação? Quais os critérios de admissão para este tipo de formação? Quais os cursos disponíveis? As respostas a estas e outras perguntas são algumas das informações que em seguida passaremos a facultar aos nossos leitores.


”cursos_profissionais_financiados”


  • O que são os cursos financiados?
    São uma modalidade de formação financiada pelo Estado português, sem qualquer custo financeiro para os formandos, sendo que, em algum casos, e mediante a análise da situação económica/financeira dos interessados, estes podem, além da formação gratuita, ter acesso a vários subsídios, nomeadamente para deslocações, refeições e alojamento.
    Este tipo de formação profissional é, como já referimos, financiado pelo Estado português, que através de linhas de apoio à formação concedidas pela União Europeia (que tem como objectivo melhor qualificar os cidadãos europeus e consequentemente melhorar a competitividade desta região do Mundo) canaliza este dinheiro directamente para os centros de formação que estão sob a sua tutela, ou para instituições de formação que se candidatam a estes fundos e que obedeçam a determinados critérios de selecção.
  • A quem se dirige a formação profissional financiada?
    Este tipo de formação abrange um grande numero de pessoas. Desde licenciados com idade inferior a 35 anos (sendo que neste caso devem pedir informações acerca do programa Inov Jovem num centro de emprego da sua região), até pessoas que queiram completar o 6º , 9º ou 12º ano de escolaridade. A oferta formativa difere de caso para caso, como tal, o melhor conselho que podemos deixar, é que se dirija também ao centro de emprego da sua regi~~ao de forma a que possam analisar a sua situação e encaminhá-lo e aconselhá-lo devidamente mediante vários factores.
  • Quais os critérios de admissão?
    Tendo em conta que cada caso é um caso, e que os critérios de admissão são muito variáveis, uma vez mais, sugerimos que se dirija ao centro de emprego da sua região, de forma a que possam analisar o seu caso em particular, e se for o caso, o possam aconselhar e encaminhar para a melhor opção.
  • Quais as áreas de formação?
    De momento, que seja do nosso conhecimento, existem algumas interessantes áreas de formação, sendo que uma vez mais o nosso conselho passa por uma visita ao centro de emprego da sua região, já que o acesso a alguns cursos profissionais financiados obedece a alguns critérios e nem todos se realizam em horário laboral. Ainda assim, deixámos uma lista com algumas das áreas de formação financiada pelo Estado português:

    Desenho gráfico ;
    Marketing ;
    Higiene e segurança no trabalho ;
    Informática ;
    Técnicas de Administração ;
    Técnicas de Contabilidade ;
    Audiovisuais e Multimédia ;
    Técnicas comerciais ;
    Reparação de computadores ;
    Etc.

Os cursos financiados são sem dúvida uma oportunidade a ser aproveitada por todos os que procuram aumentar as suas competências e qualificações.

Sugerimos ainda que leia os nosso artigo sobre os cursos profissionais do Iefp, e dos cursos Efa, para que se possa familiarizar melhor com este tipo de formação, ou então que se dirija ao Centro de Emprego da sua região, de forma a que lhe possam facultar mais informações.

Se está á procura de cursos financiados no Porto, ou cursos financiados em Lisboa, pesquise nos nossos artigos onde facultámos informação sobre algumas escolas que disponibilizam este tipo de formação nestas regiões.


Até breve.



21 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, eu gostaria de saber se é possivel fazer inscriçao atraves da net. obrigada

Anónimo disse...

Eu gostaria de saber se nos podemos inscrever num destes cursos neste momento e quanto demora a formação. obrigada

Webmaster disse...

Boa noite! Seguem as respostas às questões colocadas pelos leitores.
1º não é possível realizar a inscrição nestes cursos profissionais através da Internet. Para o fazer deverá dirigir-se ao Centro de Emprego e Formação Profissional da sua região.
2º Os cursos profissionais financiados são uma modalidade de formação que decorre em muitas épocas do ano. A duração da formação varia de curso para curso e para saber mais pormenores deverá deslocar-se ao IEFP da sua região.
Obrigado.

Anónimo disse...

boa noite sou de sintra e queria saber se existe curso de cabeleireiro de homem financiado estou interessado obg

Susana Monteiro disse...

boa noite sou de Alverca e tenho 36 anos e queria saber se existe curso de cabeleireiro de financiado estou interessado obrigado

nanda disse...

O meu filho fez 20 anos mas como apenas tem o 9º ano, queria ver se consegue tirar o 12º ano num curso profissional.
A área que ele mais gosta está ligada a serralharia civil ou algum dentro do mesmo género em Guimarães, Braga ou mesmo no Porto.
Podia dizer-me se é possível?
Obrigada

nanda disse...

O meu filho tem 20 anos e o 9º ano. Agora queria tirar o 12º ano num curso profissional dentro da área de Serralheiro de Construção Civil ou dentro da mesma área.
Há algum brevemente na zona de Guimarães, Braga ou Porto?
Obrigada

nanda disse...

Na zona de Guimarães, Braga ou Porto, quando está previsto abrir cursos para Metalurgia e metalomecânica?
O meu filho tem o 9º ano e 20 anos de idade.
Obrigada

Webmaster disse...

Olá Nanda !

Aconselhamos a visitar o Centro de Emprego da região, e a Escola Secundária Martins Sarmento que actualmente também disponibiliza muitos cursos profissionais, de forma a saber quais as acções de formação a iniciar em breve e quais os requisitos para as frequentar.
Cumprimentos e boa sorte.

rock's disse...

boa noite gostaria de saber se existem cursos profissionais de auxiliar de fisioterapia pois nas escolas privadas são muito caros.obrig

rock's disse...

boa noite gostaria de saber se existem cursos profissionais de auxiliar de fisioterapia pois nas escolas privadas são muito caros.obrig

Débora Sousa disse...

boa noite gostaria de saber se neste momento ha ou se esta para decorrer curso de esteticista e cosmetologista sem ser directamente pelo iefp de lisboa mas financiado?tenho feito buscas extensas e nada... tenho o 9º ano completo e 23 anos aguardo resposta
obrigada

Débora Sousa disse...

boa noite gostaria de saber se neste momento ha ou se esta para decorrer curso de esteticista e cosmetologista sem ser directamente pelo iefp de lisboa mas financiado?tenho feito buscas extensas e nada... tenho o 9º ano completo e 23 anos aguardo resposta
obrigada

Anónimo disse...

cursos de pintura de automóvel para jovens completar 12 ano zona do porto ou gaia.
obrigada

Anónimo disse...

Olá caro Anónimo. Para informações sobre os cursos financiados em qualquer área devera dirigir-se ao IEFP da sua cidade e solicitar informações. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Cuidado se fazem esse tipo de cursos e depois nem certificados nem subsidios é o caso da Al.tius em Caldas da Rainha....

Anónimo disse...

Cuidado se fazem esse tipo de cursos e depois nem certificados nem subsidios é o caso da Al.tius em Caldas da Rainha....

Anónimo disse...

Infelizmente podem existir situações como a descrita acima, que lamentámos. Sugerimos que se informem sobre todas as questões relacionadas com os cursos financiados que ponderam frequentar, de forma a que possam de facto ser uma mais valia para o vosso futuro profissional.

Mafalda Mestre disse...

Olá.
Tenho 23anos, apenas com o 9ºano e ando à procura do Curso Técnico de Apoio à Infância. De preferência em Almada.

Elizee disse...

Boa noite. Sou de malveira - mafra, tenho 35 anos e o 12ºano. Estou desempregada e gostaria de saber se há algum curso de cabeleireiro financiado na zona de lisboa q eu possa frequentar.
Obrigada

Anónimo disse...

vou comecar este ano a fazer o 12 ano na noite, são subsidiados ou nao